Saiu no site HuffPost Brasil:
Filme indicado ao Oscar narra história de calculistas negras da NASA.
O filme Estrelas Além do Tempo está em cartaz em salas de cinema de todo o Brasil. E você tem pelo menos 6 bons motivos para assisti-lo o quanto antes. Quer saber quais?
1. A história edificante
2. O elenco afinado
É difícil não simpatizar pelo trio de amigas pioneiras na telona. A protagonista Katherine, prodígio da matemática desde a infância, é interpretada por Taraji P. Henson. Mary, que luta para se tornar a primeira engenheira negra na história da NASA, é vivida pela cantora Janelle Monáe. Já a experiente Dorothy, que precisa afirmar ainda mais sua inteligência e competência após a chegada de um computador da IBM, é encarnada pela vencedora do Oscar Octavia Spencer.
3. A narrativa longe de estereótipos
Em tempos de fortes discussões sobre representatividade negra na mídia, Estrelas Além do Tempo surge como um sopro de otimismo vindo de Hollywood. O filme mostra uma narrativa de personagens negros inédita na história dos blockbusters. Esqueça a barraqueira, a matriarca carinhosa, a cozinheira de mãos cheias ou ainda a gostosona-arrasa-quarteirão – estereótipos comuns para mulheres negras no cinema hollywoodiano. Na trama, o que se vê são mulheres com personalidades distintas enfrentando com afinco o descrédito de colegas e superiores brancos no ambiente de trabalho.
4. O olhar sobre a tensão racial
A trama se passa principalmente na década de 60, auge da segregação racial nos EUA. E um de seus pontos positivos é mostrar o preconceito racial de uma perspectiva bem próxima do espectador. Quer um exemplo? Pense num dia de expediente comum em seu trabalho. Agora, imagine que o banheiro que você usa não existe mais. Ou melhor, existe, mas agora para usá-lo você precisa andar alguns bons quarteirões. Imaginou? Pois bem, Katherine, Mary Jackson e Dorothy tinham que enfrentar esse tipo de situação simplesmente porque eram negras.
5. A trilha sonora de Pharrell
Outro ponto alto de Estrelas Além do Tempo é a trilha sonora. Quem assina é Pharrell Williams, um dos expoentes da música negra americana na atualidade. Composta por canções originais de parceiros da cena, incluindo Mary J. Blige, Alicia Keys e a própria Janelle Monáe, a trilha dá ritmo e um colorido à história dramática das três matemáticas.
Publicação Original: Você tem pelo menos 6 ótimos motivos para assistir à ‘Estrelas Além do Tempo’