Saiu no site A TRIBUNA
Veja publicação original: Violência doméstica: Prefeitura adquire casa para abrigar mulheres
.
O vereador Juary Miranda (SD) informou ontem (17), durante a sessão da Câmara Municipal, que o prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) autorizou a compra de uma casa na Vila Operária para abrigar mulheres vítimas de violência doméstica. “A Câmara já aprovou o projeto e o imóvel foi adquirido por cerca de R$ 400 mil e fica localizado aos fundos da Casa Abrigo na Vila Operária. A compra deste imóvel foi estratégica porque agora as mães vítimas de violência doméstica também vão ficar abrigadas próximo a seus filhos recolhidos na Casa Abrigo”, disse o vereador.
.
.
Desde o encerramento das atividades da Associação Recanto Fraterno, localizada no Residencial Sagrada Família, no dia 20 de março de 2017, as entidades que lidam com a defesa dos direitos das mulheres estão sem local para abrigar as vítimas da violência doméstica e familiar de Rondonópolis. Tanto o Conselho da Mulher como a Associação de Mulheres estão sem local definitivo para abrigar as vítimas da violência doméstica. A situação foi levada ao prefeito, o que justifica a compra do imóvel pelo Município. Além de tudo, a Lei Maria da Penha é clara e obriga as prefeituras a oferecerem abrigos para vítimas de violência doméstica.
.
A Associação Recanto Fraterno, entidade que recolhia as vítimas, fechou as suas portas por falta de apoio do poder público municipal, que deixou de repassar a subvenção mensal. O repasse municipal era de R$ 6 mil e estava sempre atrasado. Com o fechamento, as vítimas de violência doméstica ficaram sem abrigo. “Mas agora a Prefeitura já comprou uma casa que está sendo adaptada para este fim e, em breve, estará em funcionamento”, externou o vereador.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.