Saiu no INSTAGRAM
Participe do seminário multidisciplinar “A violência de #gênero – Olhares cruzados França – Brasil” que vai tratar dos aspectos sociais, legislativos e jurídicos da #violência #doméstica, com participação de vários especialistas franceses e brasileiros, entre eles, @djamilaribeiro1
🗓️ O evento acontecerá no Rio de Janeiro, de 19 a 21 de outubro de 2021. Vagas limitadas.
Inscreva-se pelo e-mail: seminarioembaixadafr@gmail.com.
O seminário será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom.
Uma perspectiva multidisciplinar da violência doméstica, que pode levar à morte.
“A violência produz marcas no corpo da mulher. Não vê-las produz os feminicídios”
Embora a violência doméstica exista em todas as sociedades, a forma como ela é tratada pode variar de acordo com o sistema jurídico do país e as respostas dadas podem ter diferentes consequências criminais e/ou civis.
Países como a França e o Brasil enfrentam essa violência tão frequentemente denunciada, mas as respostas parecem não atender às expectativas das vítimas.
Enquanto em 2015 foi aprovada uma lei no Brasil reconhecendo o feminicídio e aumentando as penas para este crime específico, estimativas revelam que, no país, quatro mulheres são mortas a cada vinte e quatro horas e cinco mulheres são espancadas a cada dois minutos. A taxa de feminicídios é estimada em 4,8 por 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo.
No contexto da violência doméstica, que afeta cerca de 220 mil mulheres a cada ano, a França optou por considerar a questão como uma causa nacional de extrema importância, tendo em mente que, segundo números oficiais, 90 mulheres foram mortas por seu cônjuge ou ex-cônjuge em 2020 (em 2019, 146 mulheres foram mortas no contexto de um casamento ou união).
Uma constatação preocupante na França assim como no Brasil é que, em alguns casos, as mulheres mortas já haviam denunciado seus agressores após atos de violência doméstica.
Os aspectos sociais, legislativos e jurídicos desse tipo de violência serão abordados no seminário A violência de gênero, Olhares cruzados França – Brasil, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 19 e 21 de outubro.