Saiu no site A CIDADE ON / CAMPINAS
A Prefeitura de Campinas está discutindo com o Judiciário a integração entre os serviços municipais de atendimento à mulher e a Vara Especializada de Violência Doméstica, em processo de instalação. Com isso, as informações da rede disponível de serviços chegariam para as vítimas e o Judiciário poderia encaminhar as mulheres para o atendimento adequado.
A discussão foi realizada com o Tribunal de Justiça de São Paulo, com o objetivo de ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas para as mulheres. Após a instalação da Vara Especializada de Violência Doméstica, deverá ser proposto um protocolo para estabelecer fluxos de trabalho entre os diversos órgãos estaduais, municipais e do Judiciário.
De acordo com o Tribunal do Estado de São Paulo, a rede de atendimento municipal para as mulheres será fortalecida por meio da atuação da equipe do Judiciário.
SERVIÇOS
Hoje, o município possui o abrigo Sara M, que atende mulheres vítimas de violência de gênero (sozinhas ou com seus filhos) encaminhadas pela Delegacia da Mulher. As adolescentes grávidas e/ou com filhos são atendidas na Casa Lar.
O Programa Parceiros da Cidade – Mão Amiga conta com ampla participação de mulheres, assim como o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS). Na área de Saúde, também foi implantada a Casa da Gestante com foco em usuárias de substâncias psicoativas.
Veja publicação original: Vara de Violência Doméstica terá integração com Prefeitura