HOME

Home

TJDFT se mobiliza na proteção de mulheres vítimas de violência

Saiu no site CORREIO BRAZILIENSE

 

Veja publicação original:   TJDFT se mobiliza na proteção de mulheres vítimas de violência

.

XIII Semana de Paz em Casa ocorre em março para abordar a cultura da violência e o feminicídio

.

O lugar mais perigoso para a mulher é dentro da própria casa, de acordo com relatório do estudo global de homicídios do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodoc). Segundo a pesquisa, 137 mulheres são assassinadas por algum parente por dia.

.

Para tentar combater o crescimento do número de feminicídios no DF, o Conselho Nacional de Justiça, em parceria com todos os tribunais de justiça do país, vai organizar a XIII Semana de Paz em Casa, que começa em 11 de março. Idealizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, em 2012, o período foi transformado oficialmente no Programa Nacional Justiça pela Paz em Casa, em março de 2017.

.

O projeto conta com três edições anuais nos meses de março, agosto e novembro, e a primeira deste ano tem como tema a prevenção ao feminicídio. No DF, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) é o órgão responsável peloevento. De acordo com o Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), o principal objetivo do programa é coibir a violência contra a mulher, começando pela disseminação da cultura de paz nos lares brasileiros.

.

A ação procura promover a conscientização sobre o problema da violência doméstica, alcançando comunidades e instituições parceiras, como também realizar um esforço concentrado na realização de audiência e prolação de sentenças.

.

A abertura da semana ocorrerá em 11 de março, às 14h, no auditório Sepúlveda Pertence, no Fórum de Brasília do TJDFT, Bloco A. A palestra inaugural será proferida pela juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Adriana Ramos de Mello e tratará sobre temas como a cultura da violência contra a mulher e o feminicídio no Brasil.

.

Durante a semana, haverá o esforço máximo dos 19 juizados de violência doméstica do DF para atendimento a julgamento de ações de violência contra a mulher, além de iniciativas de conscientização, de prevenção e de combate à violência doméstica.

.

As inscrições para participar da ação são gratuitas e é preciso mandar um e-mail para njm.df@tjdft.jus.br ou uma mensagem no WhatsApp para (61) 98613-8995 com as seguintes informações: nome completo, CPF, e-mail, telefone de contato e instituição onde trabalha ou estuda.

.

Além da semana, o TJDFT realiza ações nos eixos judicial, policial e comunitário. Projetos de capacitação de servidores que atendem às vítimas da violência, debates e conscientização sobre comportamentos abusivos, violência doméstica, gênero e masculinidade para homens que respondem pela Lei Maria da Penha, medidas protetivas de urgência, palestras e seminários sobre o tema, ações em escolas para prevenir e coibir a violência contra a mulher são alguns dos projetos do tribunal que visam diminuir os índices de violência contra a mulher no DF.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME