Saiu no site G1
Veja publicação no site original: Tentativas de feminicídio quase triplicam em outubro em comparação com o mês de setembro no RS
.
Em outubro, foram 41 tentativas de assassinato contra mulheres e, em setembro, 14. Casos de feminicídio consumado também aumentaram.
.
As tentativas de feminicídio no Rio Grande do Sul quase triplicaram em outubro em comparação com o mês de setembro. Os dados atualizados da violência contra a mulher foram divulgados nesta terça-feira (12) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.
.
Em outubro, foram 41 tentativas de assassinato contra mulheres. Em setembro, 14. Isso representa um aumento de 192%.
.
Os feminicídios consumados também tiveram aumento – foram nove em outubro, e sete em setembro.
.
Na comparação de outubro com o mesmo mês do ano passado, o aumento foi de 57% nas tentativas de feminicídio. De 26 casos passou para 41.
.
Ao todo, o Rio Grande do Sul teve 82 feminicídios desde o início do ano até outubro de 2019. Em comparação com o mesmo período de 2018, houve uma redução de 11,8%. No ano passado, até outubro, foram 93 assassinatos de mulheres em razão do gênero.
.
De janeiro a outubro de 2019, foram 1.351 casos de estupro no estado, o que representa uma diminuição 9,7% em comparação com 2018. As ameaças também tiveram redução, de 31.325 para 30.729.
.
.
Casos de feminicídio
.
Preso suspeito de esfaquear companheira e atear fogo em casa em Canoas — Foto: Samuel Vettori/RBS TV
.
Uma mulher, de 51 anos, foi encontrada morta na tarde deste do último sábado (9) em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, ela foi esfaqueada e teve a casa, no bairro Guajuviras, incendiada. Bombeiros foram chamados para atender a ocorrência e encontraram o corpo da vítima carbonizado.
.
O principal suspeito é o companheiro dela, de 52 anos. Ele foi preso em São Leopoldo horas após o crime.
.
Há duas semanas, Tainá Leal Sarmento, de 19 anos, morreu após ser esfaqueada em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conforme testemunhas, o ex-marido da jovem é apontado como autor do fato.
.
Depois do crime, o suspeito levou a filha do casal para a casa da mãe dele, e fugiu. Na segunda-feira (4), ele foi preso em Osório.
.
A vítima foi atacada na Rua São Vendelino, enquanto passeava de bicicleta, diz a polícia. Tainá morreu algumas horas após ser internada. O caso foi registrado como feminicídio.
.
No início do mês de outubro, uma mulher foi encontrada morta a facadas em Pelotas. O marido dela é o principal suspeito.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
De acordo com relato de um vizinho à polícia, Chaiene dos Santos Luz e o marido discutiram durante a madrugada por motivo ainda desconhecido. Segundo os agentes, o homem esfaqueou a companheira diversas vezes. Os vizinhos tentaram ajudar, mas ela acabou morrendo ainda em casa. Após o crime, o homem fugiu do local a pé.