Saiu no site DELAS – PORTUGAL
Veja publicação original: Tatiana Valovaia, a primeira mulher nomeada para liderar a ONU em Genebra
.
A russa Tatiana Valovaia, de 61 anos, é a primeira mulher nomeada para estar a chefiar a ONU em Genebra. Ex-jornalista e diplomata, a primeira representante feminina neste cargo, cuja nomeação foi anunciada a 31 de maio, pelo Secretariado-Geral das Nações Unidas, sucede ao dinamarquês Michael Moller, que liderava a sede europeia da ONU desde 2013.
.
Doutorada em Economia, Tatiana Valovaia era, até à data, a representante russa para integração e macroeconomia da Comissão Económica da Eurásia. Antes disso, chefiou, até 2012, o Departamento de Cooperação Internacional da Rússia.
.
Tatiana Valovaia começou a sua carreira como jornalista na década de 1980. Acabou por juntar-se ao corpo diplomático como terceira e, posteriormente, segunda secretária da missão permanente da Rússia da União Europeia entre 1989 e 1994.
.
A nomeação da diplomata acontece numa altura em que a Rússia aumenta a sua influência nas Nações Unidas em Genebra, enquanto os Estados Unidos estão cada vez menos ativos devido à pressão do Presidente norte-americano, Donald Trump. Washington ainda não nomeou ninguém para substituir Nikki Haley, que em outubro de 2018, anunciou que renunciaria ao seu cargo de sua posição de embaixadora na ONU.
.
Tatiana Valovaia é também mais um nome a juntar-se à lista de nomeações femininas, para altos cargos da organização, no âmbito da política de paridade definida pelo Secretário-geral da ONU, António Guterres, para o seu mandato.
.
AT com Lusa
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.