HOME

Home

Sueli Carneiro: a maior filósofa brasileira

Saiu no site VOGUE

 

Veja publicação no site original:  Sueli Carneiro: a maior filósofa brasileira

.

Em nova coluna para o #VogueGente, Suzi Pires desvenda o ícone do feminismo negro

.

Por Suzi Pires

.

Vocês sabem que sou influenciada pelo pensamento da filosofa francesa Simone de Beauvoir e precisam estar cientes também que Sueli Carneiro é a filosofa brasileira que mais faz a minha cabeça, atualmente. O feminismo não é um só, porque as questões entre mulheres brancas e negras são distintos, mas o que será da nossa empatia e capacidade de ação se não tivermos a curiosidade de saber como funciona a vida de uma mulher com origens e cotidiano diferente dos nossos?

.

As brancas são absolutamente privilegiadas pela cor da pele e isso é fator decisivo em casos de emprego, bom atendimento, tratamento social. Mas, isso é um absurdo, concorda? Isso é segregar! Isso é diminuir uma mulher! E não importa se ela é sua amiga ou uma mulher que você não conhece. Os números da violência contra mulher são estarrecedores quando observamos os números de mulheres negras agredidas: o dobro do numero de brancas! Não posso me permitir somente assistir a essa violência! Não posso permitir que você, minha leitora branca e privilegiada, permaneça num mundo de fantasia em que seu olhar não alcança isso

.

Por isso, é urgente que você leia, pelo menos o site Geledes! E que você leia Sueli Carneiro. Uma mulher que vem fazendo toda a diferença na sua vida, sem você saber!

.

No que se trata de referências na luta contra o racismo e pelos direitos humanos , Sueli Carneiro, certamente, é um importante nome com forte e respeitosa bagagem no seu trabalho como filósofa , escritora e ativista. Sueli também defende o feminismo como de extrema necessidade para mulheres negras se desenvolverem de maneira positiva na sociedade e é uma das maiores intelectuais no país.

.

Sueli é fundadora de inúmeras iniciativas voltadas para ajudar questões de gênero, criando lideranças negras e fundou há 30 anos o Geledes – Instituto da Mulher Negra, que é a primeira organização negra e feminista independente de São Paulo. Além disso, se tornou membro do Conselho Nacional Da Condição Feminina em Brasília, criou o único programa de orientação de saúde para mulheres negras no Brasil e criou o projeto Rappers para ajudar cantores de rap que pediam proteção contra as constantes agressões sofridas pela polícia militar, entre tantos outros movimentos que lidera e apoia dentro e fora do país.

.

Claro que o trabalho de Sueli não para por aí! Incansável, Sueli também é autora de diversas obras de sucesso e de reconhecimento internacional, sendo muitas vezes homenageada e premiada ao redor do mundo, como o Prêmio de Direitos Humanos da República Francesa e uma das mulheres notáveis da Brazil Foundation de 2019.

.

Toda trajetória admirável de Sueli Carneiro, inspira gerações de mulheres e assim, nos impulsiona a vontade de conhecer melhor seu trabalho e principalmente seus pensamentos. O que de fato é preciso fazer para que ocorram mudanças significativas na realidade racista que ainda é muito presente na atualidade ? Com isso, grupos de leitura para investigar esses fatores vem sendo criados como o “Lendo Sueli Carneiro” que acontecem na Galeria Metrópole em São Paulo, para que cada vez mais pessoas tenham acesso as obras da escritora e vire um costume dentro da nossa sociedade dar valor as autoras negras.

.

Sueli Carneiro é liderança feminina, negra, que apesar das barreiras geradas pelo preconceito, permanece atenta e ativa, ao longo dos anos, no combate contra a desigualdade e todas as formas de segregação.

.

Eu nunca imaginei que fosse conhecer a Sueli pessoalmente, mas isso aconteceu e eu me vi diante da dona dos pensamentos que fazem a minha cabeça, que me fizeram menos burguesa, menos arrogante e menos egoísta. Sueli, que seu pensamento, chegue ao maior numero possível de mulheres e que a gente siga crescendo através das suas palavras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME