SAIU NO SITE UOL
Um homem foi preso ontem suspeito de descumprir medidas protetivas e perseguir uma influenciadora digital em Itapira, no interior de São Paulo. Em um dos áudios encaminhados à vítima, o homem teria dito que “descarregaria uma pistola” na mulher.
O que aconteceu
O stalker, identificado como Jhonatan Alves, de 31 anos, foi encontrado pela vítima, Rafaela Walker, sentado em uma poltrona dentro de sua garagem. Ela contou que morava na capital paulista, mas se mudou para Itapira há uma semana e não sabe como ele conseguiu descobrir o endereço novo dela. A jovem, que é seguida por 255 mil pessoas em uma rede social, já tinha uma medida protetiva contra ele.
A mulher narrou ter pedido para alguns amigos ficarem com ela por alguns dias na nova cidade por temer a sua vida e da filha. Ela saiu de casa para passear com os colegas e, ainda em deslocamento, passaram na frente da residência da influenciadora e encontraram o homem no local. Os amigos de Rafaela conseguiram segurar o suspeito e acionar a Guarda Civil Metropolitana. O stalker foi achado com lesões no rosto após ser agredido por populares.
Agentes levaram Jhonatan até um hospital para atendimento médico e exame de corpo de delito. Depois, ele foi conduzido até uma delegacia, onde foi preso em flagrante. O caso foi registrado como perseguição e violência doméstica no plantão da Delegacia Seccional de Mogi Guaçu.
Em depoimento, Jhonatan confessou que sabia que a vítima tinha uma medida protetiva contra ele. O preso também afirmou que foi encontrar Rafaela após ser induzido por um perfil falso em uma rede social, mas não conseguiu comprovar as supostas conversas, segundo a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo). “A autoridade policial ressaltou [ao preso] que medida protetiva é retirada pelo Poder Judiciário.” A pasta ainda afirmou ter esclarecido que a medida não é desfeita pela mera aproximação por parte do suspeito à vítima que a solicitou.
A vítima disse à GCM (Guarda Civil Municipal) que era perseguida e ameaçada pelo preso nas redes sociais. Ela relatou que não o conhecia e nunca teve envolvimento amoroso com o suspeito.
Rafaela divulgou um vídeo nas redes sociais do momento em que o homem é detido. “Eu consegui, gente. Acabou. Ele não vai mais me perseguir”, disse, aos prantos.
Jhonatan passou por audiência de custódia ontem. Ele teve a prisão em flagrante convertida em preventiva (por tempo indeterminado), segundo a Justiça de São Paulo. A reportagem tenta contato com a Defensoria Pública, responsável pela defesa do preso na audiência, para pedido de posicionamento. O texto será atualizado tão logo haja manifestação.
Ameaças
Nos dias 28 de março, Rafaela compartilhou em seu perfil vídeos que mostram as mensagens que o homem enviava para ela. Em um áudio, o stalker exige que ela o desbloqueie no Instagram e, em outros, diz que está juntando R$ 300 mil para dar a ela.