HOME

Home

Site MPSP (04/12/15): Evento esportivo pelo enfrentamento à violência contra a mulher reúne mais de 500 pessoas.
Campeão mundial de skate participa das atividades em Cidade Tiradentes, na capital

Mais de 500 pessoas participaram do evento esportivo pelo enfrentamento à violência contra as mulheres, realizado no último sábado (28/11), no Parque do Rodeio, em Cidade Tiradentes, na zona leste da capital. O evento faz parte da campanha pelos “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, que tem a adesão do Ministério Público do Estado de São Paulo. No Brasil, esta campanha tem início em 20 de novembro para denunciar a opressão de gênero, raça e classe social que as mulheres negras sofrem.

O evento ainda teve dois momentos complementares: o primeiro, “Movimento Pela Mulher em Cidade Tiradentes”, mobilizou a população local, que caminhou e correu cinco quilômetros pelos arredores do parque. O segundo, marcado pela expressiva participação de jovens, trouxe o hexacampeão mundial de skate vertical Sandro Dias e mais cinco atletas brasileiros de renome internacional em prol da campanha “Eles por Elas”, promovida pela ONU Mulheres.

Essas atividades contribuíram para sensibilizar e mobilizar a população local acerca da relevância da prática esportiva para o enfrentamento da violência contra as mulheres.

 

A atividade, idealizada pelas Promotoras de Justiça Fabíola Sucasas Negrão Covas do Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), Núcleo Leste II e Maria Gabriela Prado Manssur, do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Taboão da Serra, foi organizada em parceria com a Subprefeitura de Cidade Tiradentes, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – por meio da Coordenadoria Regional Leste (CRSL) e Supervisão de Cidade Tiradentes -, Casa Anastácia (Centro de Defesa e Convivência da Mulher – serviço de caráter público gerenciado pela entidade Avib em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social), a diretoria da Mulher da Associação Paulista do Ministério Público do Estado de São Paulo (APMP), Projeto Vida Corrida, Centro de Integração e Cidadania (CIC) Leste e a Organização Social da Microrregião Cidade Tiradentes/Guaianases de Atenção Básica à Saúde Santa Marcelina.

O “Movimento Pela Mulher”, criado pela Promotora Maria Gabriela Manssur é um projeto de caráter preventivo e restaurador que visa empoderamento, igualdade e justiça para todas as mulheres, além do incentivo à qualidade de vida e prática de esportes.

O evento também contou com o apoio das Promotoras de Justiça, Silvia Chakian de Toledo Santos, Coordenadora do GEVID, e Celeste Leite dos Santos, e do Promotor de Justiça de Bauru, Enilson Komono, que desenvolve projetos sociais voltados a jovens, tendo como mote a prática do skate.

Também estiveram presentes na atividade a Secretária de Políticas Para as Mulheres, Denise Dau; a Secretária Adjunta Municipal de Saúde, Célia Bortoleto; o Deputado Estadual, Zico Prado; o Subprefeito Miguel Reis, e Fabiana Pitanga, Coordenadora da Casa Anastácia.

 

16 Dias de Ativismo

A “Campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” surgiu em 1991 e, atualmente, ocorre em 159 países, entre os dias 25 de novembro a 10 de dezembro, com o objetivo de debater e denunciar as múltiplas e complexas formas de violência que assolam a vida das mulheres no mundo.

As datas históricas que integram a Campanha são: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra; 25 de novembro – Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres; 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS; 6 de dezembro – Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Campanha Laço Branco); e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Fonte original da matéria: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/noticias/noticia?id_noticia=14318651&id_grupo=118

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME