HOME

Home

Síndrome de Burnout: entenda os sintomas e como evitar

Saiu no site FINANÇAS FEMININAS

 

Veja publicação no site original: Síndrome de Burnout: entenda os sintomas e como evitar

.

Sabe aquela sensação constante de exaustão, estresse e baixa produtividade no trabalho? Esses são alguns dos sintomas da síndrome de burnout que foi um dos assuntos mais comentados do ano.

.

A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e física. O problema foi conceituado como “resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso” na revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), publicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Não é considerada uma doença, mas um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde.

.

O esgotamento profissional é provocado por condições desgastantes no ambiente de trabalho, sejam emocionais, físicas ou psicológicas. Acomete pessoas que tem um envolvimento profissional e pessoal muito intenso. Os profissionais mais atingidos são da educação, assistência social, saúde, agentes penitenciários, recursos humanos, policiais, bombeiros e mulheres com dupla jornada. Jornalistas, publicitários e pessoas do mercado financeiro também podem desenvolver o transtorno.

.

.

Como evitar o esgotamento profissional?

.

O burnout é um assunto muito sério e você não deve sacrificar sua saúde pelo trabalho. A primeira dica para evitar esse distúrbio é parar de glorificar a agenda ocupada. Não é saudável ter compromissos e tarefas de trabalho de segunda a domingo. É necessário ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

.

Busque atividades que vão te proporcionar felicidade e bem estar.  Escute as necessidades do seu corpo e incorpore hábitos saudáveis na sua rotina, como dormir 8 horas por noite, fazer exercícios físicos regularmente, tomar dois litros de água por dia e ter uma alimentação adequada. A sua saúde precisa ser prioridade.

.

.

Atividades fora do trabalho

Separe um tempo na sua agenda para fazer atividades que você gosta, como ler um livro, ir ao cinema, andar de bicicleta, fazer meditação, aula de dança, entre outros que vão te deixar feliz. Ter espaço para atividades de lazer também é autocuidado e evitam o burnout.

.

.

Estabeleça limites no seu trabalho

Saber delegar tarefas e contar com a sua equipe são medidas essenciais para evitar o estresse da sobrecarga de  trabalho. Você não vai chegar a lugar algum, se assumir todo o trabalho da sua equipe.

.

Colocar limites e enfrentar um ambiente de trabalho cheio de burocracias e, por vezes, tóxico é um enorme desafio. No entanto, se você gosta do seu trabalho, é necessário encontrar uma forma de conciliar esses aspectos para evitar o esgotamento profissional. Caso não seja possível, considere procurar outro emprego, mas jamais sacrifique a sua saúde. Autocuidado deve ser prioridade.

.

Fotos: AdobeStock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME