Foi uma honra participar do Seminário “As conquistas e avanços dos 10 anos da Lei Maria da penha: na coibição e prevenção da violência doméstica”, realizado na Escola Técnica -ETEC de Jandira-SP, a convite da Diretoria de Políticas para mulher e Igualdade Racial, para prevenção e promoção da igualdade de gênero.
Compus mesa com grandes mulheres como Mafoane Odara, Psicóloga e mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e Coordenadora da área de enfrentamento à violência contra as mulheres do Instituto Avon, que falou sobre a participação da mulher negra e apresentou os projetos do Instituto Avon e com Vanice Alvez, Assistente Social e membro da Diretoria da Mulher e Igualdade Racial, que palestrou sobre a Rede de Proteção a Mulher Vítima de Violência Doméstica em Jandira, e com a Sra. Lucinete Xavier, GCM há 18 anos, atualmente Subcorregedora e Coordenadora da Guardiã Maria da Penha.
Minha fala foi sobre “Violência Contra a Mulher: O papel do Judiciário”, no qual eu abordei as formas de violência contra a mulher, analisando os processos judiciais sobre os direitos das mulheres em situação de violência, como impedir a banalização da violência contra a mulher, garantindo o acesso à Justiça.
Foi muito importante participar desse evento e esclarecer algumas dúvidas sobre direitos da mulher e a Lei Maria da Penha, com propósito de informar e conscientizar as mulheres, pois informação é uma das formas de empoderamento.
Fiquei impressionada com a articulação da rede de proteção da mulher em situação de violência de Jandira, com várias ações positivas e de fortalecimento da mulher. Gostei muito da apresentação musical e teatral apresentadas na abertura dos trabalhos, em que houve a simulação de uma situação de violência, mostraram claramente o ciclo de violência e a evolução do comportamento controlador do homem, da violência psicológica, moral e da violência física. Os atores e atrizes do teatro são os próprios técnicos da rede de proteção da mulher.
Foi a terceira vez em que participo desse evento anual, promovido pela Secretaria de Políticas para Mulheres de Jandira e, como sempre, fui recebida com muito carinho, com troca de ideias e envolvimento de todas e todos. Foi um prazer retornar, sempre me sinto em casa!
Obrigada pelo convite.