HOME

Home

Secretaria de Cultura divulga ações para ampliar participação feminina em editais

Saiu no CORREIO BRAZILEINSE

Veja a Publicação Original

Entre as propostas desenvolvidas estão editais, políticas femininas, cursos profissionalizantes e rodas de debate. Nesta terça-feira (23/3), a pasta inicia a ação on-line Mulheres no Giro da Cultura, que oferece atividades diversas e gratuitas para o público feminino

Com o objetivo de vencer as desigualdades e estabelecer condições para a construção de políticas públicas direcionadas à mulher, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) divulgou ações para aumento da participação feminina em editais, termos e fomento e projetos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Nesta terça-feira (23/3) a pasta inicia o projeto Mulheres no Giro da Cultura, uma ação on-line transmitida pelo canal do YouTube da Secec-DF que irá oferecer atividades gratuitas envolvendo gastronomia, artesanato, produção de eventos, literatura, beleza e música.

Para além de promover o cenário para debates e novas políticas em prol do feminino, de acordo com a divulgação da proposta, as oficinas também serão lugar de união, conhecimento e transformação de vida para as mediadoras, professoras e alunas, tendo como competência principal destacar as inúmeras possibilidades de construção para o empreendedorismo cultural e criativo feminino.

Cenário da produção cultural feminina do DF

No Distrito Federal, apesar de ainda não haver um mercado equilibrado, o crescimento de mulheres em segmentos culturais tem se tornado evidente. Segundo a Secec-DF, a participação feminina no campo das artes tem sido fomentada com projetos que reforçam o papel de destaque e contribuam para a autonomia e empoderamento feminino.

“Temos uma equipe de mulheres atentas que estudam e apontam caminhos para conseguirmos aumentar as oportunidades de trabalho e geração de renda para as trabalhadoras da cultura”, aponta o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues. Segundo a pasta, fruto de uma visão estratégica, o trabalho desenvolvido considera a grande diversidade existente entre as mulheres, e busca atendê-las de modo justo e igualitário. Confira alguns do projetos:

Editais

Entre os editais promovidos para a finalidade, estão Planaltina Arte Urbana e Encontro do Grafite. No último, a Secretaria afirma que foi realizada a reserva de vagas femininas, em consonância com o Art. 5º do Decreto nº 38.933/2018 (fomento à cultura) e a Portaria nº 58 de 2018, que institui a política de Equidade de Gênero na Cultura.“Nossa expectativa é de que aumente o número de mulheres selecionadas nos editais voltados para a arte urbana”, afirma a subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, que viu esse dado se refletir na visibilidade de mulheres no grafite, segundo o material de divulgação.

Veja a Matéria Completa Aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME