HOME

Home

Sancionada lei que iguala premiação esportiva para mulheres e homens

Saiu no site REVISTA CLÁUDIA

 

Veja publicação original:   Sancionada lei que iguala premiação esportiva para mulheres e homens

.

Projeto virou lei após polêmica em agosto último, em etapa capixaba de campeonato de boydboarding. Atletas comemoraram decisão

.

Por Lia Rizzo

.

Agora é lei no Espírito Santo: mulheres e homens que concorram em eventos esportivos terão direito ao mesmo valor de premiação. O governador do Estado, Paulo Hartung, sancionou na última segunda-feira (05), o projeto de lei que previa a equiparação em todas as competições locais, tanto para atletas como paratletas.

.

Durante a solenidade em que anunciou a novidade, com a presença de muitos atletas capixabas, Hartung destacou a importância desta decisão em qualquer tempo, mas principalmente no cenário atual.

.

Um dos interlocutores com as federações esportivas para viabilizar o projeto, Marcelo Coelho, secretário de Esportes e Lazer, afirmou que a nova legislação reforça o coro de que “estamos em um momento em que todos devem ser tratados em igualdade de condições. Então não deve ser diferente na hora de premiar e reconhecer a conquista”.

.

.

.

Polêmica antecedeu a mudança

.

Em agosto último, quando aconteceu a terceira etapa do Circuito Nacional de Bodyboarding, em Vila Velha, a Confederação Brasileira da modalidade anunciou premiação de R$ 10 mil ao vencedor da categoria principal masculina, e somente de R$ 5 mil à ganhadora da categoria feminina.

.

Na ocasião, a capixaba Neymara Carvalho,  maior campeã mundial da história da modalidade, usou o seu perfil em redes sociais para se manifestar. A atleta, que participaria da competição, comentou indignada o quanto considerava a premiação injusta. E contou também que a categoria feminina já teria feito reclamações.

.

Pressionada, a Confederação reviu os valores e anunciou que homens e mulheres receberiam já naquela etapa, prêmios iguais. O fato repercutiu em todo o país e chamou a atenção também de Paulo Hartung que, já naquela época, recebeu as atletas no Palácio Anchieta e anunciou a decisão de igualar a premiação e se comprometeu em criar um projeto de Lei para equiparação de premiações em campeonatos futuros, em todas as modalidades.

.

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME