Saiu no site FINANÇAS FEMININAS:
Veja publicação original: Rede Quilomba: cooperação estratégica para geração de riquezas entre afroempreendedoras
.
Por Mônica Costa
.
Compondo mais da metade dos afroeemprendedores – que já são maioria no Brasil, segundo IBGE –, as mulheres negras têm encontrado no empreendedorismo uma oportunidade para se livrar dos subempregos e garantir o próprio sustento e dos familiares.
.
Apesar de termos capacitação elevada, ainda nos faltam conhecimentos sobre as burocracias do mundo corporativo. Por isso, muitos empreendimentos que podem ser promissores, patinam, mas quase não saem do lugar por falta de assistência, capacitação ou crédito.
.
Pensando nesta realidade e considerando as próprias experiências, três empreendedoras negras – Ignez Bacelar, administradora financeira e criadora da marca Makida Moda Afro, Erika Damasceno, Psicóloga e fundadora da ERX Consultores empresariais, e a maquiadora profissional e também administradora de empresas Janaina Reis, se uniram para formar a Rede Quilomba: um espaço onde mulheres negras poderão pensar juntas em maneiras de gerar riquezas para os seus negócios e em novas habilidades para a abertura e consolidação dos empreendimentos.
.
“Nos inspiramos no verbo aquilombar-se que significa ato de reunir-se, de lutar pela garantia da sobrevivência física, psíquica e social”, explica Ignez Bacelar.
.
“Nós fomos do ambiente corporativo e passamos a empreender por dificuldades que enfrentamos. Podemos transmitir nossa experiência e ajudar outras mulheres a trilharem seus caminhos sem passar pelos mesmos tropeços”, completa a empreendedora.
.
A Rede Quilomba quer promover a capacitação em técnicas de gestão, fortalecer a confiança nas relações e estimular o compartilhamento de propósitos, estimular o black money, contribuir para a geração de riqueza dos empreendimentos liderados por mulheres negras e ampliar as parcerias com outros coletivos de promoção do empoderamento da comunidade negra.
.
O objetivo da rede é fortalecer projetos já existentes, como a plataforma Afrobusiness, Rede de Profissionais Negros, Mulheres do Brasil e Consulado da Mulher. “Seremos um braço dessas entidades e vamos auxiliar na conexão entre todos os projetos”, reforça Bacelar.
.
.
A Rede Quilomba foi lançada no dia 23 de junho, no Unibes Cultural de São Paulo, e contou com a presença de muitas mulheres negras já em destaque em suas áreas de atuação, como Patrícia Santos, da Empregueafro, Fernanda Ribeiro da Afrobusiness, Sthepanie Ribeiro, ativista e colunista da Revista Claudia e Rachel Maia, ex- Ceo da Pandora.
.
No evento também foi apresentado um projeto de capacitação que vai promover a aceleração do negócio de 20 mulheres que serão selecionadas até o fim de julho. O projeto terá duração de seis meses com encontros quinzenais onde serão compartilhados conhecimentos sobre liderança, marketing, jurídico e outros temas importantes para a consolidação de um negócio.
.
“Estamos amparadas pela força da mulher negra, pela fé e majestade das nossas ancestrais e este é só o começo de uma grande rede”, assegura Bacelar.
.
Este é o nosso maior desejo.
.
.
.
.
.
.
.