HOME

Home

“Quer ser BBB?”: Disparam denúncias de crime sexual mediante fraude em SP.

Saiu no site UNIVERSA.

 

Veja a publicação original. Tirar a camisinha durante o ato sexual sem o consentimento da outra pessoa é crime. Fazer falsas promessas em troca de ‘”favores sexuais” também. E essa modalidade de crime, chamada de violação sexual mediante fraude e que acontece quando alguém confunde e engana a vítima para abusar dela, vem se tornando cada mais comum. O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) elevou em quase 14 vezes o número de denúncias do tipo entre 2015 e 2019. A pena é de dois a seis anos de reclusão.

“Tem acontecido muito sequestro ou manipulação emocional. Muitas pessoas fazem treinamentos com promessas de estágios e capacitação profissional. E acabam vítimas desse crime, além de assédio sexual e estupro”, explica a promotora Celeste Leite dos Santos, idealizadora do Projeto Avarc (Acolhimento de Vítimas, Análise e Resolução de Conflitos). “Há ainda muito caso de coach emocional, que levou a vítima a ter aquela relação como parte do atendimento, e isso configura violação sexual mediante fraude”.

Em 2015, o Ministério Público de São Paulo ofereceu 33 denúncias de violação sexual mediante fraude. No ano passado, esse número saltou para 457. Ao todo, no período de 2015 a 2019, foram apresentadas 705 acusações deste crime. “Respire fundo e relaxe” A reportagem de Universa teve acesso a dois boletins de ocorrência feitos em delegacias de São Paulo por mulheres vítimas desta violência. As informações foram liberadas sob a condição de não revelar as identidades dos envolvidos. Num dos registros, Camila, 39, relata que, em 2012, procurou um psicólogo ao enfrentar uma depressão. Foi atendida por um homem que se apresentou como clínico geral, numa sala em Itaquera, na zona leste.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME