HOME

Home

Quem são as primeiras vereadoras negras de cidades como Curitiba e Vitória

Saiu na REVISTA CLAUDIA.

 

Veja a Publicação original.

No domingo (15), milhões de brasileiros foram às urnas eleger prefeitos e vereadores para comandar os municípios. Em meio ao cenário nacional de pandemia, aumento das desigualdades e polarização em torno das eleições, foi um pleito histórico em muitas cidades, que elegeram as primeiras mulheres negras para a Câmara Municipal. Em diferentes pontos, elas também aumentaram em representatividade. Um avanço a ser celebrado.

Capitais como Curitiba, Cuiabá e Vitória elegeram as primeiras mulheres negras da história das casas. Cidades do interior dos estados também obtiveram marcas importantes. Cada uma dessas mulheres tem trajetória política distinta, diferentes visões de mundo e filiação partidária. Além delas, há ainda mulheres trans eleitas Brasil afora, muitas delas também negras. Apresentamos abaixo mais algumas das pioneiras, que quebraram barreiras ao ser as primeiras em suas cidades:

Edna Sampaio

Professora e sindicalista, Edna Sampaio (PT) foi a mulher mais votada para a Câmara Municipal de Cuiabá, com 2. 902 votos. Durante a campanha, ela se apresentou como defensora dos direitos humanos e afirmando que seu mandato seria pautado pelos direitos das mulheres, da população negra e LGBTQI+.

 

Veja a Matéria Completa Aqui!

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME