HOME

Home

Quem é Nancy Pelosi, primeira mulher presidente da Câmara dos EUA

Saiu no site GALILEU

 

Veja publicação original:  Quem é Nancy Pelosi, primeira mulher presidente da Câmara dos EUA

.

Ela é a segunda na linha de sucessão presidencial, imediatamente após o vice-presidente

.

esde o início do ano, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos é presidida por Nancy Patricia Pelosi, do Partido Democrata. A primeira vez que Pelosi ocupou o cargo foi entre 2007 e 2011, mas ela permanece a primeira e única mulher eleita presidente da Câmara. Atualmente, é a segunda na linha de sucessão presidencial americana, imediatamente após o vice-presidente Mike Pence, do Partido Republicano. Conheça a vida e carreira de Pelosi:

.

.

Sangue político
Pelosi nasceu em 1940 em Baltimore, na Costa Leste dos Estados Unidos, e cresceu no bairro italiano da cidade. O interesse pela política faz parte da família D’Alessandro (Nancy adotou o sobrenome Pelosi após o casamento): o patriarca, Thomas D’Alessandro Jr., foi prefeito da cidade, assim como o irmão de Pelosi, Thomas III. Todos eram do Partido Democrata — reza a lenda que, quando criança, ela recusou um brinquedo de um representante do Partido Republicano.

.

.

Antes de concorrer ao Congresso, prioridade foi a família
Católica devota, Pelosi conheceu o marido, Paul Pelosi, durante a faculdade. O casal se mudou para San Francisco, cidade natal de Paul, onde tiveram cinco filhos. Embora sempre tenha sido politicamente ativa ao longo de toda a vida, Pelosi esperou até os 47 anos, quando o filho mais jovem estava no último ano do Ensino Médio, para oficialmente concorrer ao Congresso em 1987.

.

.

Visões moderadas
Pelosi foi líder da Minoria da Câmara duas vezes, entre 2003 e 2007 e de 2011 a 2019. Nos períodos, lutou por maior união entre visões diferentes dentro do próprio partido, buscando dar voz a conservadores e moderados. Mesmo assim, seus votos sempre indicaram apoio a pautas progressistas, como controle de armas, aborto e críticas à guerra do Iraque.

.

.

Pulso firme
Durante a paralisação do governo norte-americano entre dezembro e janeiro deste ano, causado pela recusa do presidente Donald Trump em aprovar o orçamento até que recebesse os bilhões necessários para a construção de um muro na fronteira com o México, Pelosi mostrou pulso firme. Ela uniu o partido na oposição e se recusou a permitir que Trump fizesse o discurso anual sobre o Estado da União na Câmara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME