Saiu no site METROPÓLES
Dos 89 oficiais de arbitragem que integram o quadro de árbitros da Eurocopa, nenhum nome é feminino. Já a Copa América tem árbitras
Maior competição entre seleções da Europa, a Eurocopa chamou atenção negativamente por um detalhe no seu quadro de arbitragem. A lista de 89 oficiais convocados para apitar as partidas da competição não conta com nenhuma mulher.
Ao todo, 51 jogos acontecerão até que o campeão da Eurocopa seja definido e a arbitragem de todas estas partida será 100% masculina. O quadro de oficiais da competição conta com 89 nomes entre árbitros, assistentes e VAR.
A Eurocopa é a primeira edição recente de uma competição internacional a não ter mulheres no seu quadro de árbitros. As últimas competições realizadas na temporada, como Mundial de Clubes e Uefa Champions League, contaram com a presença de nomes femininos como oficiais de partidas.
Em protesto a ausência de mulheres na lista de arbitragem da Euro, a Federação Francesa de Arbitragem fez uma reclamação formal em relação ao caso e lembrou do nome de Stéphanie Frappart, árbitra francesa que possui experiências internacionais e apitou jogos na Copa do Mundo de 2022.
Do outro lado do Oceano Atlântico, a Copa América também está em andamento e conta com 8 mulheres no quadro de 101 oficiais de arbitragem convocados para trabalhar na competição. Representantes brasileiras no torneio, a árbitra Edna Alves Batista e a assistente Neuza Back integram a lista de oficiais.