HOME

Home

Projeto para ressocialização de autores de violência doméstica chega a Santana

Saiu no site MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO :

 

Veja publicação original: Projeto para ressocialização de autores de violência doméstica chega a Santana

 

Programa reduz drasticamente o índice de reincidência

Nesta sexta-feira (15/9), foi instalado na região de Santana, capital paulista, o Projeto Tempo de Despertar – Ressocialização do Autor de Violência contra a Mulher. O programa tem o objetivo de  diminuir a reincidência da prática deste tipo de crime, que atualmente gira em torno de 65%. Ao todo, 35 homens compareceram ao Fórum de Santana para a a audiência preliminar. Eles já saíram intimados para os próximos encontros. Todos eles respondem a processos por violência doméstica.

 

O Tempo de Despertar é um projeto em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher de TABOÃO DA SERRA/SP,  prevê que os participantes da iniciativa passem por oito encontros quinzenais em que diversos assuntos são abordados, como direito da mulher, Lei Maria da Penha, masculinidades, feminismo, machismo, sexualidade, álcool, drogas, defesa do réu, trabalho, autoestima e qualidade de vida. São promovidas ainda rodas de conversa e grupos de reflexão com o intuito de fazer com que os autores da violência reflitam a respeito do crime cometido, na tentativa de transformação cultural e comportamental.
Ao final dos oito encontros, eles recebem um certificado e um parecer da equipe técnica, que sugerirá ao juiz de Direito da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher a atenuante da pena, no caso de condenação.

 

A próximo encontro será dia 26 de setembro, e o programa em Santana se encerra em 12 de dezembro deste ano.

 

O projeto é uma parceria do Ministério Público de São Paulo, do Poder Judiciário e de uma equipe técnica de voluntário, contando com a atuação das promotoras de Justiça Gabriela Manssur e Fabiana Paes, da juíza Camila Mello Gonçalves, do professor especialista em grupos reflexivos de homens e masculinidades Sergio Barbosa e da coordenadora dos direitos da mulher em Taboão da Serra, Sueli Amoedo. O time de voluntários é composto por dois psicólogos, uma advogada e três assistentes sociais.

 

Inaugurado em 2014 em Taboão da Serra e idealizado por Gabriela Manssur, o Tempo de Despertar está em sua quinta edição no núcleo da Penha do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid). O programa tem apresentado resultados bastante satisfatórios: entre os participantes, foi verificado um índice de reincidência de menos de 2%. O projeto também será ampliado para São José dos Campos e São Sebastião.

 

 

Núcleo de Comunicação Social

Ministério Público do Estado de São Paulo – Rua Riachuelo, 115 – São Paulo (SP)
comunicacao@mpsp.mp.br | Tel: (11) 3119-9027 / 9028 / 9031 / 9032 / 9039 / 9040 / 9095

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME