Saiu na PREFEITURA DE GUARULHOS
Veja a Publicação Original
Mulheres moradoras de Guarulhos, de baixa renda e que buscam a economia criativa como alternativa para geração de trabalho e renda, têm entre os dias 1º e 8 de março para se inscrever nos cursos gratuitos de artesanato oferecidos pelo Projeto Lídia – Mulheres Guarulhenses. Além de técnicas de cartonagem e fio náutico para a confecção de caixas de papel cartonado, tecido e colares, o projeto também oferece palestras sobre empreendedorismo e noções de como calcular custos e margem de lucro.
Ao todo são quarenta vagas, divididas em quatro turmas de dez participantes, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança. Para participar as interessadas devem se inscrever pelo e-mail projetolidia1614@gmail.com. Todos os materiais e utensílios utilizados durante os cursos, como tesouras, réguas e colas, serão ofertados gratuitamente às participantes.
A iniciativa tem como premissas a valorização e o reconhecimento de que é possível compartilhar e também fomentar renda através da herança cultural, sobretudo em tempos de pandemia. O projeto tem ainda como objetivo oferecer opções para a confecção de artigos à base de papel cartonado com forração de tecido como caixas de presentes, de armazenagem de objetos, maquiagens, entre outros.
Projeto Lídia – Mulheres Guarulhenses
O Projeto Lídia é voltado para a necessidade de mulheres que, em meio à pandemia, viram-se sem emprego ou qualquer fonte de renda. Realizado por meio da aplicação de recursos federais da Lei Adir Blanc (Lei 14.017/2020), por meio do FunCultura, da Secretaria de Cultura de Guarulhos, o Projeto Lídia – Mulheres Guarulhenses foi idealizado pela assistente social, artesã e empresária Cris Juliari, que há mais de quinze anos trabalha com instituições sem fins lucrativos no desenvolvimento de ações junto a mulheres de baixa renda, sobretudo as negras, no combate à violência, à solidão e ao racismo.