HOME

Home

Projeto Filhos de Maria dá assistência a famílias vítimas de violência

Saiu no site OP9: 

 

Veja publicação original: Projeto Filhos de Maria dá assistência a famílias vítimas de violência

.

Trabalho é uma parceria entre Tribunal de Justiça e Unit e deve ser implantado em novembro deste ano

 

.

Famílias alagoanas em situação de violência doméstica deverão receber atendimento em diferentes áreas, como psicologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia dentro do projeto Filhos de Maria. Membros do Poder Judiciário de Alagoas e do Centro Universitário Tiradentes (Unit) se reuniram, nesta segunda-feira (3), para discutir o projeto.

.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), inicialmente, as famílias que vivenciam esse tipo de violência deverão passar por triagem com a equipe multidisciplinar do Juizado da Mulher de Maceió e, em seguida, serão encaminhadas para o atendimento na Unit. A implantação oficial do projeto deve ocorrer no início de novembro, por meio de um convênio que será assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Otávio Praxedes, e o reitor da Unit, Dario Arcanjo.

.

“Filhos ou outros familiares são tão atingidos ou até muito mais com relação à violência do que a própria mulher. Temos a intenção de tentar diminuir o sofrimento e formar cidadãos para que não use aquele delito como exemplo”, ressaltou o juiz José Miranda, auxiliar do Juizado, ao classificar o projeto como inovador.

.

Para a psicóloga da unidade judiciária, Carolina Gomes Monteiro, um dos intuitos é quebrar um ciclo, para que a violência não seja reproduzida pelos filhos do casal envolvido no processo. “As meninas, tendo em visto a situação, podem acabar naturalizando a agressão e sofrerem no futuro. Já os rapazes podem estar, futuramente, na posição de autores do delito. Esse projeto é bastante importante para tentar reparar o dano psicológico tanto de quem vivenciou, quanto de quem presenciou”.

.

A coordenadora do curso de enfermagem da Unit, Alba França, explicou como serão os atendimentos. “Pela enfermagem a gente vai poder fazer alguns exames, como o das mamas e a citologia. Na odontologia, podemos realizar um tratamento simples até a restauração de uma possível fratura de um trauma sofrido pela violência. A fisioterapia pode ajudar em várias questões, como o fortalecimento da musculatura pélvica da mulher. Na nutrição, atenderemos também as demandas da área. Já na psicologia, além do suporte necessário, trabalharemos com psicopedagogia e encaminharemos essas pessoas ao mercado de trabalho”.

.

O reitor da Unit, professor Dario Arcanjo, destacou que a instituição se sente honrada em realizar essa parceria com o TJAL. “Esse é mais um instrumento que a Unit utilizará para resgatar o seu compromisso com a responsabilidade social. Os alunos, professores e coordenadores terão a oportunidade de darem sua parcela de contribuição para a harmonia do ambiente familiar, que se degrada devido aos conflitos”.

.

Participaram ainda da reunião os juízes Cláudio José Gomes, Marcella Pontes e Carolina Valões, além de coordenadores de cursos da Unit.

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME