Saiu no site G1
Veja publicação original: Projeto capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social em Nova Serrana
.
Desenvolvido pela “Casa Mais Mulher”, primeiro módulo do projeto “Mulher Empreendedora” foi concluído nesta semana.
.
Por Matheus Garrôcho
.
O projeto “Mulher Empreendedora”, desenvolvido pela Casa Mais Mulher e por uma faculdade de Nova Serrana, está capacitando e oferecendo cursos para mulheres vítimas de vulnerabilidade social na cidade.
.
Com cursos e capacitações na área da culinária, o primeiro módulo do projeto foi concluído na última quarta-feira (26). De acordo com a advogada e coordenadora da Casa Mais Mulher, Jassiara dos Santos Figueiredo, os cursos são realizados desde maio de 2017.
.
“O curso tem como público mulheres em situação de vulnerabilidade social, que estejam desempregadas ou que precisam complementar sua renda. Primeiramente tem uma questão de fortalecimento coletivo dessas mulheres. Além de ofertar o curso, tem muito do empoderamento feminino, de saberem das possibilidades e também desafios que podem surgir a partir do momento que desejam empreender. A ideia é incentivar para além da questão financeira. Quando pensamos no curso, veio muito forte também a questão autonomia dessas mulheres – que claro perpassa a questão financeira -, mas também queríamos falar sobre a força feminina, auto estima, economia solidária e o quanto nossos trabalhos, especialmente de nós mulheres, podem impactar positivamente a vida de nossas comunidades”, contou ao G1.
.
Ao todo, oito mulheres participaram do primeiro módulo do projeto – que deve contar com um novo módulo ainda em 2019. De acordo com Jassiara, as participantes são moradoras dos bairros Cidade Nova I e Cidade Nova II e, para participar, é necessário se inscrever.
.
.
Projeto deve ter um segundo módulo em 2019, segundo coordenadora da Casa Mais Mulher — Foto: Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação
.
“Como são poucas vagas, durante a inscrição é visto com a mulher o desejo de realmente utilizar os conhecimentos adquiridos para investir em algo, além do curso contribuir no orçamento doméstico”, revelou.
.
Além de questões de empoderamento feminino e receitas, as mulheres participantes do projeto aprenderam questões como “Higiene e manipulação de alimentos”, “Empreendedorismo”, “Como ler uma receita” e “Ficha técnica de custo” e “Gestão Financeira e orçamento”.
.
A coordenadora da Casa Mais Mulher revelou, ainda, que, inicialmente, os cursos serão voltados apenas para a área culinária, mas que isso “não significa que, posteriormente, não possamos articular cursos em outras áreas”, disse.
.
.
Casa Mais Mulher
.
A Casa Mais Mulher é um centro de referência de atendimento à mulher em situação de violência em Nova Serrana. O local, que fica na área central da cidade, foi aberto em março deste ano e, atualmente, atende a cerca de 60 mulheres.
.
Segundo a Prefeitura, centro conta com psicólogos, advogados e assistentes sociais que acolhem e acompanham a mulher pelo tempo que for necessário, até que elas se sintam mais seguras. O atendimento é gratuito.
.
De acordo com a coordenadora do local, as mulheres acolhidas recebem orientações quanto a Lei Maria da Penha e passam por cursos que tem como objetivo o encontro de uma fonte de renda.
.
“Para ajudar a mulher a conseguir romper com a situação de violência, a pensar novas estratégias de vida mesmo e aí, juntamente com ela, a gente vai construir isso para que ela consiga, realmente, ter uma vida sem violência”, contou.
.
O objetivo da Casa, segundo a Prefeitura, é romper com a situação de violência, promovendo a cidadania por meio do resgate da autoestima da mulher em situação de violência e evitar que a mulher volte à situação de vítima.
.
O atendimento é feito das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Às terças-feiras, a unidade também conta com atendimento noturno, após às 18h. A Casa Mais Mulher fica na Rua José Rodrigues da Costa, número 171, no Centro de Nova Serrana.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.