HOME

Home

Profissionais da beleza serão aliados no combate à violência contra a mulher

Saiu no site FOLHA DA REGIÃO

 

Veja publicação original: Profissionais da beleza serão aliados no combate à violência contra a mulher

.

Por Regional Press

.

Cabeleireiros, manicures, esteticistas, depiladoras e profissionais da beleza em geral serão aliados no combate à violência contra a mulher em Araçatuba. Eles farão parte do Projeto Beleza Solidária, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a 28ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Defensoria Pública.

.

A ideia é conquistar aliados no combate à violência contra a mulher, levando informações sobre a Lei Maria da Penha aos que atuam no setor da beleza, para que eles atuem como multiplicadores de orientação. A iniciativa é semelhante à que foi implantada em Campo Grande (MS), pela juíza Patrícia Machado, e acabou tendo a adesão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que iniciou a implantação do projeto este ano.

.

Em Araçatuba, a primeira reunião será realizada no dia cinco de agosto, na OAB, e o lançamento oficial do projeto, que aqui recebeu o nome de Beleza Solidária, está previsto para o dia dois de setembro, no teatro municipal Paulo Alcides Jorge (anexo à biblioteca).

.

“O salão de beleza é um dos espaços em que é muito possível que a mulher se abra e possa falar de suas dificuldades em um relacionamento ou de uma situação de violência”, afirma a vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor (Cidadania), que encabeça o projeto no município.

.

.

NÚMEROS

.

Em Araçatuba, no primeiro semestre, 98 mulheres vítimas da violência procuraram atendimento no Centro de Referência da Mulher (CRM). Já no ano de 2018, foram 198 mulheres, o que demandou mais de mil atendimentos de psicologia, assistência social e na Defensoria Pública.

.

Com o Beleza Solidária, este número deve aumentar, na avaliação de Edna Flor. “A mulher, muitas vezes, não procura ajuda ou por desconhecimento, ou por medo, ou mesmo por falta de coragem de dar esse passo e acaba sendo revitimizada pela sociedade”, disse.

.

.

FORMALIZAÇÃO

.

Outro objetivo do projeto é estimular a formalização das mulheres que atuam na informalidade, por meio do programa Microempreendedor Individual (MEI), trabalho que será realizado pelo Sebrae todas as segundas-feiras em bairros da cidade, a partir do mês de agosto.

.

“Esta parceria com o Sebrae é importante porque a mulher pode ser uma microempresária e criar sua autonomia financeira”, explicou a vice-prefeita.

.

.

INFORMAÇÕES

.

A intenção é que o projeto possa alcançar toda a cidade, por meio de parcerias com os salões. À OAB, por meio da Comissão da Mulher Advogada, e à Defensoria Pública caberão passar informações sobre a Lei Maria da Penha e mostrar os canais de atendimento para as mulheres vítimas de violência, durante os treinamentos que serão realizados aos cabeleireiros, manicures e esteticistas, dentre outros profissionais.

.

O Beleza Solidária conta, ainda, com a participação do Centro de Referência da Mulher, do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social) e dos seis Cras (Centro de Referência de Assistência Social) existentes nos bairros da cidade, que, até agora, entraram em contato com cerca de 30 profissionais da área da beleza para participarem do projeto.

.

.

BRINDES

.

Os profissionais da beleza que participarem do projeto ganharão brindes que poderão ser distribuídos às mulheres, como lixas de unha, porta-moedas e escovas de cabelo, para orientar as vítimas de forma discreta, já que os brindes terão os contatos do Centro de Referência da Mulher.

.

“Os brindes são pequenos e não podem ficar expostos, porque o agressor pode se atentar e querer tirar satisfação com a mulher. O ideal é que eles fiquem dentro da bolsa, para que, numa situação de emergência, a vítima possa ligar para o número indicado neles”, finalizou Edna.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME