HOME

Home

Professora da USP de São Carlos é a 1ª mulher a ganhar prêmio da Sociedade Brasileira de Física

Saiu no G1

Veja a Publicação Original

A professora Yvonne Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP), é a primeira mulher a conquistar o prêmio “Joaquim Costa Ribeiro” da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Desde 2019, a premiação tem o intuito de reconhecer o trabalho de um pesquisador pela contribuição, ao longo de sua carreira, para a área de física da matéria condensada e de materiais no Brasil.

Segundo a SBF, Yvonne foi escolhida “por suas atividades de pesquisa pioneiras em cristalografia de raios X e por iniciar uma sólida comunidade científica nesta área no Brasil”.

O prêmio será entregue em sessão solene que ocorrerá durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, evento marcado entre os dias 21 e 25 do próximo mês de junho.

Trajetória acadêmica

Formada em Química, em 1954, pela extinta Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, Yvonne foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, em São Carlos.

Entre seus objetivos, estava tornar a cidade referência internacional em pesquisa de materiais. Para isso, ajudou a fundar o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC), que posteriormente viria a se tornar duas unidades separadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME