Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:
Veja publicação original: Prêmio Nobel de literatura é adiado após escândalo sexual
.
Decisão inédita da Academia Sueca foi divulgada nesta sexta-feira (4).
.
Pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, o Prêmio Nobel de Literatura ficará um ano em suspenso, anunciou a Academia Sueca nesta sexta-feira (4). A decisão foi motivada após a eclosão de um escândalo sexual envolvendo o marido de uma das integrantes da instituição.
.
“Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado”, afirmou o secretário permanente da academia, Anders Olsson, em um comunicado.
.
O adiamento da entrega do prêmio para 2019 foi decidido em uma reunião em Estocolmo nesta semana. Seus integrantes acreditam que a Academia não está em posição de escolher um vencedor em meio a esta polêmica.
.
Dezoito mulheres acusaram o dramaturgo Jean-Claude Arnault, marido de uma integrante da Academia, de violência e/ou assédio sexual, em novembro do ano passado. Ele dirige um centro de exposições financiado pela instituição.
.
O escândalo forçou a renúncia de 7 integrantes, incluindo da secretária permanente, Sara Danius e a mulher do acusado, Katarina Frostenson.
.
.
.