Nesta terça-feira, 26 de março, foi homenageada no Senado Federal para receber o prêmio Bertha Lutz, ao lado de mulheres incríveis e empoderadas que também foram premiadas e reconhecidas pela dedicação a uma luta que é de todas nós.
.
“A civilidade de uma sociedade se mede pela liberdade das mulheres” frase do Ministro Carlos Ayres Brito, que também foi homenageado. Deixei para reflexão de todad as pessoas presentes: qual é o grau nossa civilidade?
.
Ao longo de 16 anos como Promotora de Justiça me deparei com casos gravíssimos, desde estupros de bebês, de crianças, até tortura de mulheres, feminicídios e recentemente um dos maiores casos de abuso sexual da humanidade. 90% das vítimas de feminicídio não tinham sequer um boletim de ocorrência. Elas não podem ser invisíveis aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Precisamos enxergar essas mulheres.
.
Em razão desse cenário, a cerimônia de homenagem não poderia ser mais emocionante. A atuação na defesa dos direitos das mulheres ganha muito mais sentido quando temos a importância de nosso trabalho reconhecida e conquistamos espaços para fazer ecoar nossas vozes. A palavra para este dia é: gratidão. Obrigada!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.