Saiu no Café MyNews
Leia a Publicação Original
A promotora Gabriela Manssur, idealizadora do Projeto Justiceiras e do Instituto Justiça de Saia, concedeu entrevista ao portal MyNews nesta quarta-feira (17/11) para conversar sobre a violência política contra a mulher, definida como qualquer forma de obstáculo ao exercício dos direitos políticos. “Estamos ocupando esses espaços cada vez mais, mas com dificuldade”, explica. Infelizmente, as mulheres ainda são grandes alvos de ataques, na internet ou presencialmente, quando manifestam suas ideologias diversas, no exercício do mandato, quando se candidatam e também como eleitoras.
“A Constituição Federal fala sobre igualdade. E não é uma igualdade formal, não é apenas literaridade. Temos que pensar em equidade, que é a igualdade material”, argumenta a promotora. Gabriela Manssur listou algumas ações que podem gerar melhorias: o acompanhamento de partidos políticos para evitar candidaturas laranjas de mulheres; o compliance feminino dentro das gestões partidárias; o incentivo emocional e financeiro às candidatas; o investimento em novas lideranças políticas que representem a cara da mulher brasileira – “comprometida, guerreira, esforçada”. Ela também acredita que é preciso combater a dupla violência que as mulheres negras sofrem dentro da política.
Foi pensando nesse cenário e nas dificuldades vividas pelas mulheres na política brasileira que lançamos o Políticas de Saia, levantamento inédito para entender onde estamos e como podemos melhorar a equidade de gênero nos espaços públicos. Você também pode contribuir. Convidamos todas as mulheres brasileiras a participar da pesquisa: