Saiu no site G1:
Veja publicação original: Polícia intima suspeito de enviar fotos nu para mulheres por redes sociais a prestar depoimento no RJ
.
Mãe do suspeito recebeu a intimação em Petrópolis e disse que ele irá à delegacia nesta quinta-feira (23).
.
A Polícia Civil espera colher nesta quinta-feira (23) o depoimento do homem suspeito de enviar fotos nu para pelo menos quatro mulheres de Petrópolis, Região Serrana do Rio, pelas redes sociais. A mãe do suspeito recebeu a intimação nesta quarta-feira (22).
.
Segundo a delegada Juliana Ziehe, responsável pela investigação na 106ª Delegacia de Polícia, a mãe informou que o homem mora em Niterói com o pai, mas irá à delegacia em Petrópolis.
.
“Estamos tentando intimá-lo desde o registro de ocorrência, que foi feito na semana passada, mas ele não foi encontrado em nenhum dos quatro endereços que constam no sistema da polícia. Um policial conseguiu intimar a mãe em um endereço de Petrópolis. Ela disse que vai levar o filho para depor na quinta”.
.
Quatro mulheres já registraram queixa na Delegacia de Itaipava. De acordo com a polícia, as vítimas relataram que o homem as assediavam pelas redes sociais, com mensagens agressivas, com conteúdo sexual e compartilhando imagens íntimas.
.
“Eu não falava com ele. Ele veio falar comigo, mandando foto, me xingando, insistindo para que eu saísse com ele”, disse uma das mulheres, que preferiu não se identificar.
.
Após ter passado pelo constrangimento, a vítima fez a publicação em uma rede social e a partir daí apareceram outras mulheres dizendo que também tinham sido assediadas pelo homem.
.
“Ele falou isso com basicamente todas as meninas que eu conversei. Ele estava falando as mesmas coisas e mandando as mesmas fotos”, acrescentou.
.
A delegada Fernanda Fernandes, especialista em crimes pela internet, orienta as pessoas sobre como evitar situações como estas e também aconselha que as vítimas façam o registro de ocorrência com prints das mensagens e fotos.
.
“Não adicionar pessoas estranhas, até porque o estranho pode não ser ele [a pessoa que diz ser]. Pode ser um perfil falso, então a pessoa acaba se expondo a riscos desnecessários. Hoje em dia pela internet se pratica qualquer crime”, lembra Fernanda.
.
A delegada afirma que na internet a pessoa pode ser vítima de estelionato, pedofilia, crime contra a honra e até vítima de extorsão.
.
“Alguém pega sua foto e fica ameaçando dizendo que vai divulgar aquela imagem. É muito importante que as pessoas tenham esse cuidado ao manusear as redes sociais”, afirma a delegada.
.
Segundo Fernanda, o homem que constrangeu as mulheres poderá responder por ameaça, crime contra a honra, injúria, difamação e perturbação à tranquilidade.
.
.
.
.
.
.
.