HOME

Home

PM lança Rede Catarina de Proteção à Mulher

Saiu no site JDV: 

 

Veja publicação original: PM lança Rede Catarina de Proteção à Mulher

.

A Polícia Militar de Santa Catarina lança na terça-feira, 18 de setembro, às 9h30min, na Sala do Júri do Fórum da Comarca de Jaraguá do Sul, a Rede Catarina de Proteção à Mulher. O programa tem por finalidade direcionar os esforços por parte da corporação no combate e prevenção à violência doméstica, particularmente contra as mulheres.

A violência doméstica é um dos cinco indicadores mais críticos dentre todas as ocorrências atendidas no Estado. A rede foi idealizada a partir de práticas bem sucedidas em todo o território nacional. Ela dá a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que vai dar voz e dignidade a elas, a partir do conceito de que é possível fazer mais e melhor, de forma simples e efetiva.

O programa está estruturado a partir de três eixos: ações de proteção, policiamento direcionado ao problema e solução tecnológica. A Rede Catarina de Proteção à Mulher é uma estratégia de prevenção da Polícia Militar de Santa Catarina para preservação da ordem pública, assim como a Patrulha Maria da Penha, que deve ser criada. Várias cidades de Santa Catarina já implantaram a Rede.

SC registra alto índice de violência contra mulheres

Em Santa Catarina, no ano passado, a violência doméstica representou a morte de 48 mulheres no Estado. Outras 13 mil catarinenses registraram casos de lesões corporais sofridas no ambiente doméstico. O mesmo tipo de violência que resultou em 649 casos de estupro em 2017. Os dados são do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

Para tentar combater a violência doméstica, a Lei Maria da Penha ganha força em todo país. Em Santa Catarina, a Polícia Militar criou em 2017 a Rede Catarina de Proteção à Mulher, com o objetivo de oferecer suporte às vítimas que já tem medidas protetivas judiciais e àquelas que procuram ajuda da polícia.

A experiência da rede em Blumenau foi compartilhada durante o Seminário Regional “Pelo fim da violência contra a Mulher”, realizado em Florianópolis, na Assembleia Legislativa, em março último.

.

.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME