Saiu no site G1:
Veja publicação original: Plantão Judiciário do recesso registra 51 ocorrências de violência contra a mulher na Comarca de Santarém
Os dados foram divulgados neste domingo (7), último dia do plantão.O maior número de ocorrências foi de pedidos de medidas protetivas, sob ameaça de violência doméstica.
Plantão Judiciário do recesso das festas de Natal e Ano Novo na Comarca de Santarém, oeste do Pará, registrou 51 ocorrências de violência contra a mulher. Os dados foram divulgados neste domingo (7), último dia do plantão. Ao todo, foram mais de 120 ocorrências nos 19 dias, entre prisões em flagrante, medidas protetivas e mandados de segurança, entre outros.
O maior número de ocorrências foi de pedidos de medidas protetivas para mulheres, sob ameaça de violência doméstica no âmbito familiar. Os 51 pedidos protocolados nas delegacias de polícia foram acatados pelos diversos juízes de plantão. Em pelo menos um caso, foi decretada a prisão de um homem que descumpriu essas medidas.
Foi determinado pelos magistrados o afastamento dos lares de homens comuns, empresários e até políticos, por terem ameaçado ou agredido mulheres, geralmente ex-esposas, ex-namoradas ou até mesmo filhas.
Além das medidas protetivas, foram registradas 31 prisões em flagrantes, por diversos tipos de delitos, sendo a maioria por tráfico de drogas e outros procedimentos de urgência, como mandados de segurança, que somaram 34 pedidos, bem como dezenas de autorizações de viagem para menores em férias.
O plantão judiciário foi comandado por cinco magistrados diferentes, além de analistas judiciários e oficiais de justiça. Foram realizadas diversas audiências de custódia com pessoas detidas em flagrante, com a participação de promotores e defensores públicos de plantão, além de advogados, policiais e agentes carcerários.
O Poder Judiciário volta a funcionar normalmente a partir de segunda-feira (8) após o recesso iniciado no dia 20 de dezembro de 2017, onde funcionou apenas o plantão com juízes e servidores escalados para ocorrências emergenciais.
….