Foi com muita satisfação que recebi o convite da empresa ITAIPU BINACIONAL para falar sobre violência contra a mulher nos espaços públicos e privados.
Fui recebida com muito carinho, o debate foi importantíssimo, com as representantes Adriana Carvalho da ONU MULHERES – BRASIL, Carmen E Chauri da ONU MUJERES PARAGUAY e Marcella Zub Centeno dos Derechos Humanos Paragy .
No debate foram apresentados inúmeros dados sobre violência contra as mulheres no BRASIL e no PARAGUAY, dentre eles, uma nova lei que será publicada no dia 28/12 no Paraguay, e será um marco na história da conquista dos direitos das mulheres para todas mulheres paraguaias.
Fiquei muito impressionada com o conteúdo da Lei, que aborda todos os tipos de violência contra as mulheres, não só no ambiente doméstico e familiar, mas também no ambiente universitário, no ambiente público, no trabalho, nos transportes, etc. O que é muito importante, informando todos os tipos de violência exercidas contra as mulheres.
Falei sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, formas de violência, o ciclo da violência, razões pelas quais as mulheres não denunciam ou desistem dos seus processos, abordei os principais avanços da lei Maria da Penha e os principais projetos do Ministério Público na prevenção e no combate a violência contra a mulher.
Mencionei também sobre a pequena quantidade de mulheres em cargos de liderança no Brasil, entretanto, apresentei vários exemplos de que estamos avançando muito .
Aguardo uma próxima oportunidade, voltarei com muito prazer e desejo que a ITAIPU BINACIONAL, seja pioneira em promoção da igualdade de gênero e combate a violência contra a mulher, como empresa signatária do Pacto Global / ONU Mulheres.
……