Sempre quis me aproximar dos jovens especialmente para tratar do tema da violência contra a mulher. A abordagem vai desde a violência física, psicológica, patrimonial, sempre trazendo ao debate temas atuais como violência contra a mulher por meio da internet (crimes cibernéticos ou virtuais) e a violência sexual (desde o assédio em lugares públicos até crimes mais graves, como o estupro).
E acho que o melhor caminho é conseguir levar o tema para as faculdades, principalmente para envolver os homens nessa discussão.
Foi então que surgiu a idéia de propor um ciclo de palestras para a Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, cidade onde atuo como Promotora de Justiça. Aproveitei a oportunidade e apresentei aos diretores a campanha Eles por Elas (#heforshe), que tem por objetivo justamente chamar os homens para participarem da construção de uma sociedade com igualdade de oportunidades para homens e mulheres.
Eles aceitaram, divulgaram a causa e a campanha e ainda irão colocar no site da faculdade um banner da campanha convidando os alunos a assinaram o compromisso #ElesporElas.
Para me acompanhar na palestra, resolvemos convidar a jornalista Juliana Faria, idealizadora da campanha Chega de Fiu Fiu e criadora do site Think Olga, que tem uma linguagem super acessível aos jovens e representa muito bem essa causa de assédio em espaços públicos. E acho que escolhemos bem, pois ela deu um verdadeiro show.
Alunos de diversos cursos marcaram presença tanto no auditório (que estava lotado, mais de 300 pessoas) quanto na sala que usaram para realizar transmissão simultânea da palestra.
Essa iniciativa estava sendo alinhada há pelo menos uns 6 meses. Foi muito mais que um sonho realizado, foi uma meta alcançada que tenho certeza que trará muitos frutos para todos e todas envolvidas.
Agradeço imensamente a diretoria da Faculdade Anhanguera, da Kroton Educacional pela confiança, a Juliana Faria que aceitou nosso convite e à minha amiga Camila Vieira, que voluntariamente, me ajudou a organizar esse evento.