Muito feliz em mais uma vez ter participado, nesta quarta-feira (22/11), da capacitação das Promotoras Legais de São José dos Campos. Foi a última aula do 4º ano do curso de ”Rede de Serviços e Cuidados às Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar”.
Essa atividade faz parte da Campanha dos ”16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” e da Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha, que é realizada em São José dos Campos, desde 2013.
Palestrei sobre a Lei Maria da Penha e as falhas na sua aplicação, abordei o enfrentamento à violência contra a mulher, citei os projetos realizados pelo Ministério Público, com ênfase no programa que desenvolvemos para a ressocialização dos autores de violência contra a mulher.
No evento, destacamos a necessidade de valorização da rede de acolhimento da mulher, em especial do trabalho das Assistentes Sociais, Agentes de Saúde, Psicólogas, funcionárias da Delegacia da Mulher, Representantes do Movimento Feminista e ONG’S.
É muito importante a aproximação com a sociedade e com os movimentos sociais, que muitas vezes são a porta de entrada da vítima de violência e verdadeiras , “ANJAS DA GUARDA” dessas mulheres, acompanhando-as em todos os equipamentos de enfrentamento à violência contra a mulher.
Contribuir para a formação de pessoas comprometidas a transformar o mundo combatendo a violência contra a mulher é extremamente necessário e gratificante.
Agradeço o convite, principalmente à Assessora de Políticas para Mulheres, Eloisa Helena. Espero no ano que vem estarmos juntas novamente.