HOME

Home

Os votos em mulheres e candidatos negros à Câmara dos Deputados vão contar em dobro

Os votos em mulheres e candidatos negros à Câmara dos Deputados vão contar em dobro para a definição da partilha do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). A medida começa a valer este ano e vai até 2030. O objetivo é incentivar as candidaturas de grupos pouco representados na política. Atualmente, as mulheres são apenas 15% dos parlamentares eleitos, e os negros, 24%. Esses números estão muito abaixo da composição da população brasileira que, segundo o IBGE, é formada por 51,5% de mulheres e 54,9% de negros.

A Emenda Constitucional, foi aprovada em setembro de 2021, altera o modo como os votos para esses candidatos e candidatas é contabilizado. Antes, 1% do fundo era dividido em partes iguais entre todos os partidos. O restante era distribuído de forma proporcional ao número de votos recebidos na Câmara dos Deputados. Agora, os votos em mulheres e negros valem o dobro.

Ou seja, é mais um incentivo para que essas candidaturas sejam lançadas e apoiadas!

Se você, como nós, acredita que a política é, sim, lugar de mulher, participe da pesquisa Políticas de Saia. O levantamento inédito quer entender o cenário para as eleitoras, candidatas e eleitas no Brasil e, assim, propor soluções para os problemas identificados.

Acesse Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME