HOME

Home

Os melhores países do mundo para as mulheres

Saiu no site REVISTA MARIE CLAIRE:

 

Veja publicação original:   Os melhores países do mundo para as mulheres

 

Estudo sobre igualdade de gênero do Fórum Econômico Mundial revela os países que oferecem as melhores condições de vida para as mulheres

 

Em 2016 a distância que separa os gêneros estava 68,3% mais fechada, neste ano está em 68%. É a primeira vez em uma década que há uma retração, notou o Global Gender Gap Report 2017, relatório anual produzido pelo Fórum Econômico Mundial. O estudo traz o panorama da igualdade, ou melhor, a falta dela, entre homens e mulheres em 144 países.

 

 

A pesquisa avalia a situação com base em quatro pilares: Participação Econômica e Oportunidade, Acesso à Educação, Saúde e Sobrevivência e Empoderamento Político. E são justamente os dois primeiros os “vilões” do ano.

 

Pela 9ª vez consecutiva, a Islândia é o que oferece as melhores oportunidades de vida para mulheres. Ainda assim, o país fechou completamente a lacuna em apenas uma categoria: empoderamento político. Em Participação Econômica e Oportunidade, Acesso à Educação, Saúde e Sobrevivência, está em 14º, 57º e 114º, respectivamente.

 

 

Em segundo, está a Noruega, que em 2016 aparecia em terceiro. O país nórdico não atingiu a igualdade em nenhum dos indicadores avaliados, embora tenha pontuado o suficiente para chegar à vice-liderança do ranking.

 

 

Imediatamente depois, aparecem Finlândia e Ruanda, respectivamente e com pontuações muito próximas. Interessante notar que, enquanto o país escandinavo fechou a lacuna no acesso à educação, não o fez na saúde, algo que o país africano conseguiu conquistar. Nestes indicadores, os finlandeses aparecem em 1º e 46º e a população de Ruanda está em 113º e 1º.

 

 

Nas posições seguintes, a maioria dos países fechou lacunas em diferentes categorias: A Nicarágua e Eslovênia o fizeram em Saúde e Sobrevivência; Irlanda, Filipinas e, novamente, a Eslovênia também conseguiram a igualdade plena em Acesso à Educação. Apenas a Suécia e a Nova Zelândia não atingiram esse objetivo em nenhuma das categorias.

 

 

O Brasil está na 90 posição.

 

 

 

 

 

….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME