HOME

Home

Os desafios das mulheres no mercado de trabalho

Saiu no site SEGS: 

 

Veja publicação original:   Os desafios das mulheres no mercado de trabalho

.

Por  Bruna Sant’Anna

.

Elas não se intimidam com o ambiente masculino, investem na carreira e ainda ocupam cargos de liderança em grandes empresas. Estamos falando das mulheres que têm invadido o mercado de trabalho e já mostram que vieram para ficar.

.

Prova disso é a indiana Debjani Ghosh que foi nomeada presidente da Associação Nacional de Empresas de Software e Serviços, em abril. É a primeira vez que uma mulher assumiu um dos postos mais importantes de tecnologia da Índia. Para se ter uma ideia da relevância do cargo, hoje, o setor indiano de TI movimenta US$ 167 bilhões, se consagrando como um dos maiores polos de tecnologia do mundo.

.

.

.

Participação feminina em startups

.

No Brasil, já vemos uma grande movimentação de mulheres no mercado de tecnologia, porém ainda falta muito a ser conquistado. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Startups(ABStartups) em parceria com a Accenture, apenas 7% das startups têm em sua maioria colaboradoras do sexo feminino.

.

Já existem empresas que estão fomentando a participação feminina para mudar esse quadro. É o caso da DeÔnibus, plataforma venda de passagens rodoviárias focada na experiência do viajante brasileiro. Além de terem como co-fundadora da empresa a designer Mariana Malveira, as áreas de marketing e financeiro são comandadas por mulheres.

.

Outro exemplo é da Samba Tech, líder na distribuição de vídeos na América Latina. Hoje, as mulheres compõem 40% do quadro de funcionários da empresa. No início, elas eram apenas 20% e a área de TI chegou a não ter representantes femininas na equipe. Hoje, quem comanda a diretoria geral de TI é CIO Yolanda Castro.

.

.

.

Empreendedorismo feminino

.

Selecionamos alguns cases que merecem destaque de acordo com o segmento de atuação. Confira!

.

.

.

E-Commerce

.

Tatiana Pezoa, CEO da Trustvox abriu a empresa com o propósito de tornar a sinceridade padrão no e-commerce, garantindo transparência e transmitindo confiança dos lojistas para os consumidores. O segmento de sempre foi dominado por homens e essa foi uma das principais dificuldades enfrentadas por ela, principalmente quando precisava falar com investidores ou fazer algum tipo de negociação, todas elas dribladas por ela. Hoje, a empresa atende mil e quinhentas operações de varejo no Brasil.

.

.

.

Agronegócios

.

Com apenas 26 anos, Mariana Vasconcelos, CEO da Agrosmart, empresa focada na agricultura digital no campo, coleciona diversos prêmios e homenagens, incluindo uma bolsa em Universidade da NASA e convites para participar de eventos do setor, abrindo portas para a internacionalização da empresa, que já possui atuação no México, Peru, Chile, Argentina e Colômbia.

.

.

.

Educação

.

Fabiany Lima é fundadora do Timokids, startup educacional com a proposta de dialogar com crianças acerca de temas difíceis que elas terão de enfrentar ao longo da vida. Temáticas como bullying, assédios e conscientização ambiental são trabalhados em forma de historinhas digitais, como um livro. Segundo dados comprovados pela própria plataforma, o índice de absorção do conteúdo pré e pós aplicação das atividades mostra uma mudança de mais de 30% em conhecimento absorvido pelas crianças entre sete a 10 anos. Com as crianças menores, entre cinco a sete anos, o índice sobe para 52%.

.

.

.

HRTechs

.

Co-fundadora da Solides, empresa de Tecnologia para Gestão de Pessoas, Mônica Hauck, é graduada e Pós-Graduada pela UFMG e FGV com formação em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Mônica foi vencedora do Prêmio Mulheres Notáveis na categoria Tecnologia e atua como pesquisadora no desenvolvimento dos produtos inovadores produzidos pela empresa, incluindo o sistema Profiler para identificar o Perfil Profissional e Comportamental reconhecido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela FINEP como Produto Inovador e certificado pela UFMG com índice maior precisão a 97 % e pela USP.

.

.

.

Psicologia

.

Milene Rosenthal, co-fundadora da TelaVita, marketplace de saúde que conecta profissionais da psicologia a pacientes. Por 15 anos, Milene ocupou cargos executivos no setor de RH até que decidiu empreender, levando a psicologia para o ambiente online. Em 2014 ganhou o prêmio Mulheres de Negócio do SEBRAE em 1º lugar.

.

.

.

Varejo offline

.

Sócia e fundadora da Cuponeria, serviço de mídia de performance para o varejo offline por meio de cupons de desconto, Nara Iachan é formada em Ciências Econômicas e pós-graduada em Gestão de Desenvolvimento, pela Universidade do Rio de Janeiro. A empresária teve a ideia desse modelo de negócio quando morou na Argentina, onde os cupons de desconto são muito usados. Atualmente a empresa conta com cerca de 3,5 milhões de usuários.

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME