Saiu no site FINANÇAS FEMININAS:
Veja publicação original: Os 7 freelas com mais oportunidades em 2018
.
Por Ana Paula de Araujo
.
Ser uma freela de sucesso é questão de encontrar as oportunidades certas – afinal, fazer trabalhos freelancer tem sido a solução encontrada por muitas pessoas que perderam o emprego ou que precisam de renda extra. O site Freelancer.com acaba de divulgar o relatório Fast 50, que aponta quais são as áreas de freelas com maior demanda nos últimos meses.
.
Para chegar às conclusões, foram analisados mais de 415 mil postos de trabalho publicados no primeiro trimestre de 2018. A plataforma apenas reitera que essas tendências são muito voláteis, então, o que está em alta agora pode sofrer queda mais ao final do ano – o que reforça a importância de estar sempre antenada às oportunidades no setor.
.
.
1. Redator freelancer
.
Trabalhos ligados à conteúdo online e internet tiveram um salto de 58,4% em um trimestre, indo de 4.314 jobs publicados no último trimestre de 2017 para 6.833 no primeiro trimestre de 2018. A demanda por Article Rewriting também subiu 51,1%, enquanto edição teve 27,16% mais demanda no período do levantamento. O campo de redação jurídica também se mostrou fértil, com 49,2% de jobs a mais postados na plataforma.
.
.
2. Especialistas em dados
.
De acordo com o relatório, essas áreas estão em alta por conta da importância dos dados para os negócios. Data Mining teve crescimento de 51,5% em relação ao último trimestre de 2017, enquanto Processamento de Dados teve 16,9% a mais de demanda no mesmo período. Já Data Entry teve salto de 2,6%, indo de 24.903 para 25.539 no mesmo período.
.
Profissionais de Search Engine Marketing (SEM) encontraram 78,6% mais oportunidades no primeiro trimestre de 2018, em relação ao último trimestre de 2017.
.
Do outro lado da balança estão os especialistas em seguranças de dados e digital, cuja procura teve um boom desde a crise envolvendo o Facebook e a empresa Cambridge Analytica – que teria obtido os dados pessoais de usuários da rede social e os usado de forma inadequada. De acordo com o relatório, a procura por esses profissionais é uma tendência que já tem entrado em evidência na plataforma de freelances, com crescimento de 24% na procura.
.
.
3. Programador freelancer
.
Meninas que programam em Javascript e C#, atenção! A procura por desenvolvedoras nessa primeira linguagem cresceu impressionantes 59,1% – de 17.115 no último trimestre de 2017 para 27.228 no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, também houve aumento de 62,1% na procura por profissionais com habilidade de programar em C#. Atenção, ainda, para oportunidades para quem entende de Python (+51,6%), React.js (+17,5) e Angular.js (+63,5%).
.
.
4. Freelancer design
.
A procura por profissionais para jobs em After Effects teve aumento recorde de 109,3% no primeiro trimestre de 2018. No mesmo período, os trabalhos em Illustrator registraram um aumento de 80,7%. Ainda no Pacote Adobe, trabalhos em InDesign tiveram crescimento de 71,5%, enquanto Shopify Templates e Photoshop também aumentaram 35,2% e 40,8%, respectivamente.
.
Já freelas em 3D Design registraram crescimento de 56,7%, enquanto a produção de áudio passou por crescimento de 60% na oferta de freelances. Quem entende de CAD/CAM (Desenho Assistido por Computador) teve 50,6% mais oportunidades de freela no período pesquisado.
.
.
5. Freelas em tradução e línguas em geral
.
A língua alemã está em alta depois do Brexit (saída da Grã-Bretanha da União Europeia), que culminou na migração de diversas empresas que, até então, estavam no Reino Unido e optaram em ir para a Alemanha. Este é o cenário que provocou aumento de 37% na demanda por tradução de conteúdo de negócios para o idioma alemão.
.
Ainda segundo o relatório, empregos relacionados à língua inglesa no Reino Unido passaram por crescimento de 100% no Reino Unido, enquanto nos Estados Unidos, o número bateu 103,5%. A demanda pelo inglês estaria mais relacionada às empresas internacionais dos países que não falam a língua e querem atrair profissionais.
.
.
6. Jobs para trabalhar com criptomoedas
.
Se antes esses jobs se mostravam apenas como tendência, o crescimento do Bitcoin e de outras criptomoedas fizeram aumentar a demanda por profissionais que entendam do assunto – especialmente da tecnologia Blockchain, que teve 58% mais jobs postados no Freelancer.com, com 965 trabalhos publicados no quarto trimestre de 2017 contra 1.529 no primeiro trimestre de 2018.
.
.
7. Inteligência Artificial (IA)
.
O que antes se mostrava apenas como tendência já se concretiza nas publicações de vagas na plataforma, com salto notável de 106%. A previsão é de que as oportunidades se expandam ainda mais: de acordo com publicação da Harvard Business Review, ainda há muito o que se explorar neste setor, seja entre quem desenvolve IA ou quem cria conteúdo educacional neste sentido.
.
.
.
.
.
.