Saiu no site FINANÇAS FEMININAS:
Veja publicação original: Os 5 melhores lugares para viajar sozinha no Brasil
.
Por Nathalia Marques
.
O Brasil é um país maravilhoso e mágico, e com os ótimos lugares para viajar sozinha. Por aqui, podemos encontrar uma variedade de expressões culturais e de belezas naturais. No entanto, muitas mulheres temem viajar sozinhas em terras brasileiras. O motivo? Medo. Não julgo o sentimento. Afinal, recebemos diariamente altas doses de informações negativas.
.
Contudo, quero deixar claro que essas informações midiáticas não correspondem diretamente à realidade. Não podemos generalizar um País tão grande apenas pelas notícias ruins que recebemos. Para a felicidade de todas nós, o Brasil ainda conta com lugares seguros e tranquilos.
.
Digo isso porque minha missão pessoal é conhecer todos os estados brasileiros. Atualmente, somo dez estados na lista. De todos que já percorri, identifiquei que ainda temos, sim, lugares maravilhosos.
.
Por isso, decidi listar aqui alguns destinos pelos quais passei e recomendo muito para as manas que vão viajar sozinhas pela primeira vez ou para aquelas que possuem medo de viajarem sozinhas pelo Brasil.
.
.
Confira 5 destinos brasileiros para viajar sozinha com tranquilidade
.
1) Pipa (RN)
.
Pipa, localizada no município de Tibau do Sul (RN), parece ter saído de um filme. O destino, além de contar com excelente infraestrutura, possui cenários naturais encantadores. Suas praias são preservadas e ainda há agências que oferecem diversos passeios que permitem contato com a natureza, como arvorismo, mergulho, passeio de barco etc.
.
Outro fato que faz Pipa entrar na minha lista de melhores destinos nacionais para viajar sozinha é a segurança. Por lá, você pode caminhar com total tranquilidade. Além disso, se quiser curtir a noite também pode ficar à vontade.
.
.
.
2) Gramado (RS)
.
Gramado, no Rio Grande do Sul, tem fama de destino para casais e para a família. Mas quem disse que viajantes solos não são bem-vindas? Passei alguns dias sozinha por lá e posso dizer que Gramado também é um ótimo destino para quem viaja sozinha.
.
Por lá, você pode comer super bem e conhecer as atrações turísticas do destino como Lago Negro, Igreja de Pedra, Praça das Etnias, conhecer uma fábrica de chocolate e muito mais.
Um adendo é que pode fazer isso com total segurança. Sério. É muito seguro! Em Gramado, é comum, por exemplo, ver pessoas caminhando com seus celulares na mão sem qualquer preocupação. Foi um dos destinos que mais me senti segura para caminhar.
.
.
3) Florianópolis (SC)
.
Ilha da magia, das bruxas e dos feitiços. Dizem que quem conhece Floripa não quer mais voltar. A “lenda” tem base. Afinal, a ilha é encantadora. Suas praias são lindas e sua energia de paz dá um toque especial. É por isso que muitos visitantes não querem voltar (eu mesma não vejo a hora de morar em Floripa).
.
O destino entrou na minha lista de destinos para viajar sozinha por diversos fatores. Primeiro: é um destino lindo. Segundo: é um destino seguro. Terceiro: tem excelente infraestrutura (principalmente, no bairro da Lagoa da Conceição).
.
.
4) Torres (RS)
.
Talvez você nunca tenha ouvido falar desse destino, mas vai ouvir agora. Torres é uma cidade do Rio Grande do Sul que faz fronteira com Santa Catarina. É uma cidade de veraneio, mas que está se expandido. Por lá, reina a tranquilidade. Você pode, por exemplo, passar uns três dias aproveitando as praias e o clima calmo da cidade. De quebra ainda pode conhecer Passo de Torres, em Santa Catarina, que é uma vila de pescadores muito fofa e também muito tranquila. Como é uma cidade de fronteira, para conhecer Passo de Torres você só precisará passar por uma ponte pênsil. É muito perto e vale a pena conhecer.
.
.
5) Foz do Iguaçu (PR)
.
Já visitei Foz do Iguaçu duas vezes e voltaria, com toda certeza, muitas vezes. A cidade é um ótimo destino para viajar sozinha e possui diversas atrações. Você pode conhecer, por exemplo, as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves, o Templo Budista, a Usina da Itaipu, o Marco das Três Fronteiras. Enfim, passeios interessantes não faltam na cidade. Além disso, em Foz você pode aproveitar para conhecer a Ciudad del Este, no Paraguai, e também Puerto Iguazúm, na Argentina, já que a cidade faz fronteira com esses dois destinos.
.
Com base em minha experiência, esses são alguns dos destinos interessantes para quem viaja sozinha e quer tranquilidade. Antes de finalizar o texto, quero deixar claro que as mulheres que viajam sozinhas podem e devem conhecer o destino que quiserem.
.
A lista é mais um guia para mulheres que vão viajar sozinhas pela primeira vez ou ainda possuem medo de encarar nosso enorme país. A ideia é só ajudar, não delimitar os espaços. Longe de mim dizer onde as mulheres devem ou não ir, pois minha luta é justamente pelo contrário. Eu luto é para que um dia possamos ocupar todos os espaços com total tranquilidade e segurança.
.
*Nathalia Marques é jornalista de formação e conta passagens por diversos veículos de imprensa, mas foi como repórter de turismo que encontrou sua paixão. Ela também é feminista e em 2015 decidiu juntar jornalismo, viagem e empoderamento feminino para criar o M pelo Mundo, site de informações e dicas de viagem para mulheres.
.
.
.
.
.
.
.