HOME

Home

ONU Mulheres e W20 entregam documento a ministros e presidentes de BCs do G20 que pede atenção especial às mulheres

Saiu no ONU Mulheres

Veja a publicação original: ONU Mulheres e W20 entregam documento a ministros e presidentes de BCs do G20 que pede atenção especial às mulheres

ONU Mulheres, divisão da Organização das Nações Unidas que olha especialmente para iniciativas para o público feminino, e o Women20, grupo do G20 que propõe políticas e ações para igualdade de gênero aos líderes mundiais, vão entregar neste sábado em evento virtual a ministros da Economia e presidente de bancos centrais do G20 um documento pedindo atenção especial às mulheres neste pós-pandemia.

O documento provoca as autoridades das 20 maiores economias do mundo a pensarem as consequências que a pandemia trouxe para as mulheres, grupo mais afetado, e se mexerem para ajudar as mulheres a se reerguerem. Os grupos pedem que os países considerem as mulheres no centro das políticas de recuperação econômica e percebam o papel que a figura feminina tem nela.

Apesar de a crise ter afetado a todos, as mulheres saem mais machucadas, já que são o elo mais fraco da cadeia de empregos (estão mais sujeitas a informalidade, a demissões e a reduções de jornada), precisam se esforçar horas a mais para cuidar de filhos e da casa, e ainda são maioria na linha de frente do combate à covid-19. Isso, sem contar o crescimento dos casos de violência doméstica com o isolamento social.

Para as organizações, apesar de as economias do G20 terem destinado US$ 8 trilhões para proteger famílias e empresas e facilitar a recuperação, não está claro que a distribuição do dinheiro em ações concretas levará em consideração as particularidades de gênero e o fato de a mulher ter sido mais impactada que os homens. O que pedem é justamente que as políticas de recuperação econômica contemplem as necessidades distintas das mulheres.

“Temos questões políticas e outras a considerar, mas neste momento é necessário jogar luz sobre a necessidade de apoio às mulheres para minimizarmos o impacto da pandemia sobre a economia e podermos almejar uma reconstrução em um mundo mais igual, mais justo e mais feliz”, afirma Ana Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora (RME) e delegada-líder do no W20.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME