Uma honra fazer parte da equipe de especialistas do primeiro curso “O atendimento da mulher em situação de violência doméstica”, que é promovido pelo Instituto Avon e o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).
Um dos primeiros cursos de especialização e capacitação para advogadas e advogados que atuam no enfrentamento da violência domestica e familiar contra a mulher. Ideia excelente e iniciativa pioneira.
As turmas forma divididas em masculina e feminina, com o objetivo de incentivar mais homens a trabalharem no tema e se engajarem na luta pelo fim da violência contra a mulher.
Falei para as duas turmas (uma na segunda dia 29 de maio e outra na quarta dia 31 de maio) sobre aspectos penais e processuais da Lei Maria da Penha e aproveitei para falar sobre o Projeto Tempo de Despertar- ressocialização do autor de violência contra a mulher e grupos reflexivos de homens.
Trouxe ao debate aos temas atuais, como natureza e autonomia das medidas protetivas de urgência, proibição das medidas despenalizadoras, justiça restaurativa e a lei maria da penha, indenização por danos patrimoniais e morais nas sentenças condenatórias e fixação da pena nos crimes de violência doméstica.
Foram aulas muito interessantes, debates ricos e turmas muito engajadas e animadas. Fiquei lisonjeada em ministrar essas aulas sobre a Lei Maria da Penha os direitos para advogadas e advogados. Pra quem está estudando para concurso, acredito ser um tema atual para perguntas. Muito importante essa formação.
Obrigada ao IBCCRIM, Instituto Avon e todas a alunas e alunos pelo carinho. Foi uma honra.