Saiu no site REVISTA NOVA COSMOPOLITAN:
Veja publicação original: Nove mulheres relatam assédio em estúdio de Lars Von Trier
Ex-funcionárias da empresa revelaram diversas situações de assédio envolvendo Peter Aalbæk Jensen.
Por Gustavo Frank
Depois de várias acusações de assédio direcionadas aos “todos-poderosos” de Hollywood, os estúdios do Zentropa, que tem Lars Von Trier como um dos sócios, recebeu acusações de assédio de nove mulheres. Segundo o Politiken, ex-funcionárias revelaram situações que incriminam o ex-CEO do estúdio e parceiro do cineasta nos negócios, Peter Aalbæk Jensen.
“Acredito que todo mundo que trabalhou para a Zentropa já foi exposto ou testemunhou alguma situação. São casos de assédio sexual ou bullying. Tudo isso está enraizado na cultura do local”, disse a ex-produtora Meta Louise Foldager Sørensen.
Os relatos relembram situações em que Jensen apalpou os seios das mulheres que trabalhavam no local a exposições constrangedoras, como quando pedia para que lavassem grampos de mamilos e até vacinarem os porcos dele. Além disso, nas festas de Natal, as mulheres deviam participar de uma competição, onde as que tirassem as roupas mais rápido e tivessem pelos pubianos maiores ganhavam prêmios.
Peter se manifestou sobre o assunto e disse “não se lembrar dessas situações”, mas que elas “provavelmente aconteceram”. “Sei que houve momentos em que fui longe demais. E eu aceito isso. A questão é se você é um líder adorado ou não. E eu não fui um líder adorado”, disse.
….