HOME

Home

‘Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas’ começa nesta sexta, no Rio

Saiu no site O GLOBO

 

Veja publicação original: ‘Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas’ começa nesta sexta, no Rio

.

Artistas do Brasil e do mundo estão na programação de cinco dias, que se espalha por diferentes espaços da cidade

.

Por Eduardo Vanini

.

A produção artística feminina internacional toma conta da agenda cultural do Rio, a partir desta sexta-feira, com o “Multicidade – Festival Internacional de Mulheres nas Artes Cênicas”. Focado na produção teatral contemporânea e multimídia, a programação inclui performances, espetáculos, instalações e exposições, reunindo mulheres artistas da Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e França, além de diferentes partes do Brasil.

.

– Trabalhamos em cima da pluralidade e da democracia, dizendo não à desigualdade e à misoginia – diz a cineasta Eveline Costa, que assina a direção geral e a curadoria do festival junto com a atriz e diretora italiana Paola Vellucci e a diretora sérvia Jadranka Andjeli.

.

Entre os destaques da programação está a exposição “Mundos esquecidos”, que será aberta ao público às 17h, neste primeiro dia de festival, na Casa de Cultura Laura Alvim. As fotos são resultado de uma imersão de Eliane Band na Ásia, onde ela conheceu minorias étnicas pelas quais se encantou e passou a registrá-las.

.

Para Eveline, as fotos ganharam um valor simbólico especial diante das adversidades enfrentadas pelo país no setor cultural.

.

– Eliane mostra culturas raras que estão se perdendo. Da mesma forma, nós passamos a representar uma resistência e não vamos deixar isso acontecer com a cultura. É claro que temos uma missão muito árdua e precisamos empenhar um esforço muito grande. Mas não podemos esquecer o quanto a cultura é vital – diz ela.

.

Segundo a curadora, o espetáculo de teatro aéreo “Paper Dolls” (Alemanha), que será exibido na área  externa do MAM também nesta sexta, às 19h30, é outra atividade que diz muito sobre a proposta do festival. Encenada a partir de uma plataforma, a peça convida o espectador a uma contemplação diferente da que acontece em teatros convencionais.

.

– O Multicidade vem para romper com o padrão. O “Paper Dolls” nos convida a olhar para cima, mudando as nossas perspectivas – compara.

.

.

Nevena Mitic é uma das raras vítimas resgatadas do tráfico internacional de mulheres Foto: Divulgação/Kleiber Sequeira
Nevena Mitic é uma das raras vítimas resgatadas do tráfico internacional de mulheres Foto: Divulgação/Kleiber Sequeira

.

Outro trabalho impactante será o ato performático conduzido por Nevena Mitic. A sérvia de 42 anos é uma das raras vítimas resgatadas do tráfico internacional de mulheres e vai contar, pela primeira vez em público, como sobreviveu em poder da organização criminosa internacional. Será na segunda-feira, às 15h, no Teatro Laura Alvim, em Ipanema.

.

Diferente da primeira edição, que ficou concentrada no Espaço Tom Jobim, o festival se espalha por MAM Rio, Teatro Ipanema, Casa de Cultura Laura Alvim, Casa França-Brasil, Sala Cecília Meirelles, Teatro Poeira, Espaço Sequência, Casa 7, Universidade Candido Mendes e Escola Nacional de Circo. A programação completa está no site do evento .

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME