Saiu no site MULHERES E TRABALHO:
Veja publicação original: MULHERES, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Caminhos para criação de um horizonte de alternativas que gerem igualdade, promovam entendimento acerca da economia feminista e auxiliem na capacitação da mão de obra feminina para o mercado de trabalho, além da ótica do cuidado e universo feminino.
QUANDO?
09 de Abril de 2018 | 18:30
ONDE?
WE CAN DO IT!
Nossa proposta é reunir mulheres e homens (he for she) que entendam a importância de um debate propositivo, que fomente ideias de melhorias voltadas ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo brasileiro.
.
O histórico machista da nossa sociedade, imputando as mulheres às mulheres funções que envolviam apenas zelo, delicadeza e atividades frágeis, com funções sempre atreladas ao cuidado e não a produção. Entretanto, sob a ótica da economia feminista, o espaço da mulher e do gênero feminino em diferentes setores da sociedade, é essencial. Pesquisas comprovam que as mulheres estudam 3x mais que os homens, mas no Brasil ocupam menos de 20% dos cargos de liderança corporativa. E a divisão sexual do trabalho, que atribui aos homens o trabalho produtivo (a produção de mercadorias) e às mulheres o trabalho reprodutivo (o cuidado das pessoas), ainda estabelece uma hierarquia na qual o trabalho produtivo é considerado mais importante que o reprodutivo.
.
A proposta é apresentar um panorama geral das políticas públicas de incentivo ao trabalho, renda e empreendedorismo nas mais diversas esferas governamentais e também na iniciativa privada, para que, a partir disso, seja possível fazer um recorte de gênero que promova reflexões e sobretudo gere propostas de melhorias.
.
Palestrantes
MARIANA MACARIO
Diversity Business Partner
Fornada em Direito e Mestre em História Social do Direito pela USP, Mariana sempre trabalhou com políticas públicas. Com passagens pela iniciativa privada e pública, fez parte de diferentes iniciativas ligadas à universalização de direitos e acesso a oportunidades, com ênfase nos campos do empreendedorismo e da inovação. Trabalhou também pelos direitos das mulheres em diferentes frentes, do sistema de justiça ao setor de tecnologia, com foco crescente nas questões raciais e de identidade de gênero. Atualmente, labora na área de diversidade e inclusão da Google Brasil.
.
THAYNÁ YAREDY
Lawyer
Mestranda do Programa de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (2017), possui graduação em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra, coordenadora chefe da comissão de bolsas e coordenadora adjunta do Grupo de Estudos de Ciências Criminais e Direitos Humanos e do Laboratório de Ciências Criminais – Iniciação Científica do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: criminologia, direito penal econômico, direito e direitos humanos e membra da rede feminista de jurista DeFEMde.
.
KAMILA CAMILO
Community Manager, Rede Fab Lab Livre SP
Engenheira mecânica em formação, fotógrafa documental, produtora de eventos em diversas áreas, incluindo tecnologia, Kamila Camilo é feminista ativista e membro do Movimento Ação Popular. Também atua como Community Manager da Rede Fab Lab Livre SP voltado ao desenvolvimento de políticas públicas para inclusão tecnológica na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Atualmente faz produção executiva para a Prefeitura de São Paulo, sendo responsável pela execução e as relações governamentais em eventos como: Campus Party, SP Tech Week e SP MakerWeek no âmbito da Coordenadoria de Convergência Digital.
.
RICARDO TRIPOLI
Congressman
Ricardo Tripoli, 65 anos, graduado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Em 2007, Tripoli chegou à Câmara dos Deputados com a preferência de mais de 157 mil eleitores. Em 2014, presidiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. No mesmo ano foi reeleito para exercer o seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. O deputado comprovou nas urnas seu papel de destaque no cenário político paulista e obteve 233.806 votos (1,11% dos votos válidos). Dos 70 parlamentares paulistas eleitos, Tripoli foi o oitavo mais bem votado do estado e figurou a lista dos mais votados do país.
.
LUISA AGUIAR
Head Of Peaple Cabify Brazil
Luisa Aguiar é head de People da Cabify Brasil. Formada em agronomia pela Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a executiva ingressou na Cabify em 2016 e participou do início da operação da empresa no Brasil. Anteriormente, Luisa também foi responsável por liderar a área de negócios Cabify Empresas, cujo objetivo é ampliar a participação da Cabify no mercado corporativo. Em sua trajetória profissional, a executiva atuou no segmento de agronegócios em empresas como a norte-americana, Dow AgroSciences.
.
Agenda
.
18:30 – CREDENCIAMENTO: Retire seu crachá
Dirija-se a recepção do Campus, e tenha em mãos um documento com foto. Faça seu cadastro e retire o crachá.
.
19:00 – ABERTURA: Luisa Dall’agnese | Bolacha Hackerspace
Introdução
.
19:10 – PALESTRA: Kamila Camilo | Community Manager – Rede Fab Lab Livre SP
Iniciativas Atuais – um panorama geral do cenário de emprego e empreendedorismo no Brasil e a relação com as questões de gênero.
.
19:45 – PAINEL: Mariana Macário | Diversity – Google Brasil
Natália Neris | Inequality and Identity – InternetLab
Kamila Camilo | Community Manager – Rede Fab Lab Livre SP
Ricardo Tripoli | Congressman
Marcos Vinicius de Souza | Secretary for Innovation
Debate sobre o cenário de empregabilidade e empreendedorismo no Brasil, bem como as soluções para construção de um horizonte de alternativas que promova igualdade de gênero e faça por consequência nossa economia crescer.
.