Saiu na RADIO AGÊNCIA NACIONAL
Veja a Publicação Original
Um levantamento feito pela B3, a empresa que administra o principal mercado de ações do país, a antiga Bolsa de Valores de São Paulo, mostra que mulheres estão longe de ser maioria à frente das empresas de capital aberto.
De cada 100 empresas, 70 não têm mulheres entre seus executivos. 25 têm apenas uma mulher entre os acionistas e apenas seis têm mais de três mulheres em cargos de direção.
Mesmo em cargos gerenciais, as mulheres representam pouco mais de 37% e ganham, em média, 77% do rendimento dos homens que ocupam os mesmos cargos.
O resultado contrasta com os números do país. Segundo o IBGE, as mulheres representam mais da metade da população brasileira, 52%, e têm escolaridade maior que a dos homens.
A pesquisa foi feita em 408 empresas de capital aberto. Em nota, a B3 informa que olhar para o alto escalão das empresas é importante inclusive para aumentar o lucro dessas empresas.
O levantamento não traz dados sobre a participação de homens e mulheres negros no direção das empresas com capital aberto. Segundo o IBGE, 46% dos brasileiros se declaram pardos e 9,4% pretos.
A B3 usa a imagem de uma mulher negra para identificar suas redes sociais na internet. Nós questionamos o motivo da ausência da informação sobre cor da pele na pesquisa e estamos aguardando retorno.