HOME

Home

Mulheres são maioria entre os que buscam qualificação profissional em Piracicaba, aponta estudo da Semtre

Saiu no site G1: 

 

Veja publicação original: Mulheres são maioria entre os que buscam qualificação profissional em Piracicaba, aponta estudo da Semtre

.

De fevereiro de 2017 a junho deste ano, 74,3% dos cadastros foram feitos por mulheres; 36% são jovens.

.

As mulheres são a maioria entre as pessoas que procuram por qualificação profissional em Piracicaba (SP), segundo levantamento da Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) do município. Das quase 4,5 mil inscrições recebidas para os cursos de capacitação oferecidos pela Prefeitura, entre fevereiro de 2017 e junho deste ano, 74,3% dos cadastros foram feitos por mulheres, com 3.303 mil inscrições. Os homens representam 25,4%, com 1.130 registros.

.

Na manhã desta quarta-feira (5), mais de 520 pessoas aguardaram na fila para fazer a inscrição nos cursos de qualificação. As vagas são destinadas preferencialmente a quem está desempregado e inclui as áreas administrativa, contabilidade, logística, entre outras.

.

De fevereiro de 2017 a junho deste ano, foram oferecidas 1.620 vagas para cursos gratuitos de qualificação. A procura foi três vezes maior do que a oferta. Mais da metade dos 4,5 candidatos inscritos têm ensino médio completo e 36% deles são jovens, com idades entre 19 e 24 anos.

.

A jovem Amanda dos Santos, de 21 anos, terminou o ensino médio e foi uma das pessoas que enfrentaram a fila para se inscrever às capacitações. Ela já trabalhou como atendente de padaria e fez bicos como manicure, mas deseja ter a carteira assinada. Por isso, quer tentar curso de operadora de caixa para aumentar as possibilidades de efetivação. “É bom ter qualificação e, com isso, tentar uma vaga mais rápido”, disse.

.

.

Mulheres representam 74.3% das pessoas que buscam qualificação profissional na Semtre em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV 2)

Mulheres representam 74.3% das pessoas que buscam qualificação profissional na Semtre em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV 2)

.

.

.

Falta de qualificação

.

De acordo com a Semtre, menos de 10% das pessoas que se candidatam a uma vaga de emprego chegam a participar de entrevistas nos processos de seleção, devido à falta de qualificação técnica exigida para os cargos.

.

A crise obrigou as empresas a se reinventarem e os trabalhadores também, afirma o secretário de trabalho e renda de Piracicaba, Evandro Evangelista. “As pessoas precisam ser multitarefa. Ao escolher o ramo de atuação, [o candidato] precisa focar e fazer todos os cursos de qualificação que puder. Esse é o futuro”, afirmou.

.

A jovem Tatiana também aposta na qualificação. Ela está no último ano da faculdade de psicologia e decidiu fazer o curso de assistente administrativo por acreditar que isso fará a diferença para conseguir uma vaga na área de recursos humanos. “As empresas buscam por profissionais qualificados e pró-ativos.

.

.

Multidão de candidatos em frente à sede da Semtre da vagas de qualificação profissional em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

Multidão de candidatos em frente à sede da Semtre da vagas de qualificação profissional em Piracicaba (Foto: Reprodução/EPTV)

.

.

.

Filas

.

Candidatos formaram uma fila de mais de 520 pessoas para tentar uma das 450 vagas oferecidas para cursos profissionalizantes gratuitos em Piracicaba (SP). Algumas pessoas chegaram à sede da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) na noite da terça-feira (4). Entre as áreas de qualificação, estão administrativa, contabilidade e logística.

.

O tamanho da fila chamou a atenção de quem passou pelo local na manhã desta quarta-feira (5), que chegava a contornar a quadra da secretaria. A Semtre abriu para atendimento às 8h, mas as senhas foram distribuídas meia hora antes, e neste horário, já tinham sido entregues 250 senhas. Entre os candidatos, havia desde jovens até pessoas com mais experiência de trabalho.

.

Uma mulher que ficou durante a noite na fila levou um cobertor para conseguir resistir ao frio. A temperatura chegou a 9ºC na madrugada desta quarta-feira na cidade, segundo dados da estação automática do Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP). “Foi difícil, estava bem frio mesmo. [O cobertor] ajudou bastante”, conta Daniela Zangirolano, que tentava uma vaga para o curso de logística.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME