Saiu no site UOL NOTÍCIAS
Veja publicação no site original: Mulheres que estão no poder em países da União Europeia
.
Paris, 22 Jan 2020 (AFP) – Ekaterini Sakellaropoulou, eleita nesta quarta-feira presidente da República grega pelo Parlamento, entra no círculo ainda reduzido de mulheres que ocupam um dos cargos mais altos de Estado em um país da União Europeia (UE).
.
Veja abaixo um panorama das mulheres que, atualmente, são chefes de governo ou Estado na UE. Em vários países, o cargo de presidente é sobretudo honorário.
.
– AlemanhaA chanceler alemã Angela Merkel dirige, desde 2005, a maior potência econômica europeia. Ela foi reeleita pelos deputados para um quarto mandato em março de 2018. É a primeira mulher neste cargo na Alemanha, e foi designada várias vezes “a mulher mais poderosa do mundo” pela revista Forbes.
.
– BélgicaSophie Wilmes, uma liberal francófona de 44 anos, foi nomeada primeira-ministra interina em outubro pelo rei Felipe. Ela sucedeu Charles Michel, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse posto na Bélgica. Contudo, o governo de Wilmes se limita a gerir assuntos cotidianos, já que o país não tem um governo pleno desde dezembro de 2018.
.
– CroáciaA conservadora Kolinda Grabar Kitarovic, de 51 anos, é, desde 2015, presidente da Croácia, um cargo majoritariamente honorário. No entanto, a primeira chefe de Estado croata cederá seu posto em 18 de fevereiro ao social-democrata Zoran Milanovic, que derrotou-a no segundo turno das eleições presidenciais, em 5 de janeiro.
.
– DinamarcaApós ganhar as eleições legislativas, Mette Frederiksen, líder dos social-democratas, formou seu governo em junho, tornando-se, aos 41 anos, a primeira-ministra mais jovem da história do país.
.
– EstôniaKersti Kaljulaid, ex-integrante do Tribunal de Contas Europeu, tornou-se a primeira presidente da Estônia em outubro de 2016. Eleita pelo Parlamento, ocupa um cargo essencialmente honorário.
.
– FinlândiaA social-democrata Sanna Marin se tornou, em 10 de dezembro de 2019, aos 34 anos, a mais jovem chefe de governo em exercício do planeta. Em janeiro, contudo, Sebastian Kurz, de 33 anos, foi nomeado para um segundo mandato à frente do governo austríaco – roubando dela o posto de mais jovem chefe de Estado.
.
– EslováquiaA advogada liberal e militante anticorrupção Zuzana Caputova, que tomou posso em 15 de junho, é a primeira mulher a conquistar a presidência eslovaca. Embora seja novata na política, em março de 2019 venceu com ampla vantagem o candidato do partido governista.
.
– Em outras partes da EuropaFora da UE, algumas mulheres ocupam esses cargos, como na Noruega (Erna Solberg, primeira-ministra), na Islândia (Katrin Jakobsdottir, primeira-ministra), na Geórgia (Salomé Zourabichvili, presidente) e na Sérvia (Ana Brnabic, presidente do governo).
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.