HOME

Home

Mulheres do AP promovem rodas de conversas em praças para falar sobre enfrentamento da violência

Saiu no site G1

 

Veja publicação original:  Mulheres do AP promovem rodas de conversas em praças para falar sobre enfrentamento da violência

.

Iniciativa integra campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência”, que terá quatro dias de atividades em Macapá.

.

Por Rita Torrinha

.

A violência contra a mulher mais uma vez é tema da campanha mundial “16 Dias de Ativismo”. No Amapá, as manifestações são lideradas pela Associação de Mulheres que promovem debates e encontros em busca do fim da violência de gênero. A programação ocorre em quatro datas distintas, entre 22 de novembro e 8 de dezembro, em Macapá.

.

O tema deste ano é “Mulher: celebrando a vida, construindo esperanças!”. O movimento local é organizado pela Associação de Mulheres, que é formado por diversas entidades feministas, sociais e de classes, entre elas o Sindicato das Domésticas do Amapá (Sindomestica), Articulação das Mulheres e também mulheres independentes.

.

A campanha mundial aborda temáticas inseridas nos contextos de datas comemorativas e reflexivas, como o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher (25 de novembro), o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

.

Como parte da campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência” serão realizados três momentos de debates em praças da capital. A ideia é ocupar o espaço com música, poesia, arte e realizar rodas de discussão. Essa atividade ganhou o nome “Feminique: mulher em debate”. Em 2017, um grupo de jovens levou o debate para a praça Floriano Peixoto.

.

A organização explica que a ideia é fazer o convite para que mais mulheres queiram aderir à campanha, de forma que a luta pela não violência ganhe voz e força.

.

“São quatro dias de atividades descentralizadas, cada dia será numa praça. Nós vamos fazer rodas de conversa, convidando as mulheres para virem discutir a nova esperança para 2019”, explicou Anne Pariz, uma das organizadoras da campanha em Macapá.

.

.

.

Programação

.

16 Dias de Ativismo
Tema: Mulher: celebrando a vida, construindo esperanças!

.

Dia 22 de novembro
Hora: 18h
Roda de Conversa: mulher em debate
Local: Casa da Dona Olendina
Endereço: Rua Amadeu Gama, nº 1262, bairro Universidade

.

Dia 24 de novembro
Hora: 16h
Feminique: mulher em debate
Local: Praça Floriano Peixoto

.

Dia 1º de dezembro
Hora: 16h
Feminique: mulher em debate
Local: Praça Veiga Cabral

.

Dia 8 de dezembro
Hora: 16h
Feminique: mulher em debate
Local: Praça do Forte

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME