HOME

Home

Mulheres conquistam mais cargos na diretoria quando lei exige

Saiu no site UNIVERSA

 

Veja publicação original: Mulheres conquistam mais cargos na diretoria quando lei exige

.

Por Jeff Green

.

Os defensores da diversidade tentam há duas décadas convencer o mundo corporativo em relação ao equilíbrio entre gêneros nos conselhos. Em vez disso, talvez eles devessem tentar pressionar parlamentares.

.

Um novo estudo da Egon Zehnder mostra que, entre os países com média de três ou mais mulheres nos conselhos das grandes empresas — considerado o limite para que a diversidade comece a gerar retornos maiores — todos, exceto um, têm sistemas de cotas exigidas pelo governo.

.

“Quando analisamos os assentos dos conselhos nos quais houve mudanças, apenas um quarto foram preenchidos por mulheres”, disse Cynthia Soledad, uma das líderes do conselho de diversidade da Egon Zehnder e uma das autoras do estudo. “É preciso mais que um exercício intelectual ou um entendimento filosófico de que a diversidade é positiva e de que a diversidade nos beneficiaria.”

.

Nos EUA, as grandes empresas têm em média 2,5 diretoras, e essa representação pouco cresceu desde 2012, disse Soledad. Não há nenhuma exigência nacional para o número de mulheres no conselho, embora a Califórnia tenha aprovado neste ano uma lei que exigirá pelo menos uma mulher nos conselhos de empresas com sede no estado até 2019, e três na maioria desses conselhos até 2021.

.

Para que as diretorias adicionem mais mulheres, elas terão que expandir o universo além dos atuais e ex-CEOs e diretores, disse Soledad. Algumas empresas têm mostrado disposição para nomear mulheres que nunca atuaram em conselhos, nem foram CEOs, mas a maioria não, disse.

.

Essa prática exclui a maioria das mulheres, que representam apenas 3,7 por cento dos CEOs entre os 44 países avaliados no estudo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Veja também

HOME