HOME

Home

Mulher pode se tornar papa? Entenda explicação da Igreja Católica

SAIU NO SITE CNN BRASIL

 

Papa Francisco aumentou a presença de mulheres em cargos de liderança no Vaticano; no entanto, há mais questões que precisam ser abordadas

 
 
Um documento, deixado pelo último papa, explica como deve ser o conclave e como a Igreja será governada durante o período de Sé Vacante — tempo em que o cargo de papa fica vago.

As eleições acontecem a portas fechadas e sem contato com o mundo externo. Para ser o próximo líder religioso a assumir o pontificado, é preciso alcançar ao menos 2/3 dos votos dos cardeais eleitores.

 

E quem pode ser papa?

Em teoria, qualquer sacerdote. O sacerdote é alguém que exerce funções religiosas, geralmente como intermediário entre as divindades e os fiéis, como um padre, que consequentemente é um homem.

É que o Código de Direito Canônico da Igreja Católica, no Cânon 1024, estabelece que apenas homens batizados podem ser ordenados padres.

“O Código de Direito Canônico, livro das leis da Igreja Católica atual, diz que para ser eleito papa, é preciso ser um sacerdote. Ou seja, pelo menos da ordem dos presbíteros (que seria um padre)”, explica Filipe Domingues, especialista em Vaticano e doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Gregoriana, com sede em Roma.

“Se for padre, é preciso ser ordenado bispo antes de ser empossado. Mas a possibilidade disso acontecer é praticamente nenhuma. Ao longo dos últimos séculos, o papa é eleito entre os cardeais eleitores. Não há precedente histórico recente do contrário”, continua Filipe Domingues.

“Na prática, geralmente, os nomeados papas são aqueles que fazem parte do Colégio dos Cardeais há muitos anos”, reforça o padre Paulo Manoel de Souza Profilo, professor de Direito Canônico do Centro Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e da Faculdade São Paulo.

Então, a Igreja Católica não faz a ordenação de mulheres. Com isso, uma mulher, portanto, não pode ser papa já que não pode ser nem bispo, nem cardeal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

HOME